Encontro com novos gestores dá início à série de rodadas estaduais promovidas pelo Governo Federal.

Fonte Agência Saúde 27/03/2013 às 10h

 

Começou ontem (26), em Aracaju (SE), uma rodada de capacitações nos estados para orientar os novos prefeitos sobre as políticas públicas. A série de encontros, promovida pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), conta com o apoio dos governos estaduais, das prefeituras e das entidades municipalistas e tem como objetivo apresentar os principais programas, ações e linhas de financiamento voltadas às cidades.

O ministro Alexandre Padilha participou do encontro e apresentou as principais políticas públicas desenvolvidas na área da Saúde. Ele mostrou números que retratam a dimensão do Sistema Único de Saúde (SUS) e dados nacionais e regionais relativos às principais políticas de saúde pública, como Atenção Básica, Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab), Saúde da Mulher e prevenção a doenças, entre outros.

O ministro disse que espera que a gestão do estado e dos municípios seja um marco para a saúde. “Temos construído um esforço de melhorar a saúde para a população brasileira. Nada disso é possível sem uma forte parceria com os municípios. O Ministério da Saúde está confiando na vontade de cada prefeito e secretário de saúde para enfrentar os problemas dos munícipios”, afirmou.

A rodada de capacitações dará continuidade às orientações aos prefeitos e às prefeitas sobre os programas, as políticas e as linhas de financiamento apresentados pelo Governo Federal no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em janeiro deste ano em Brasília. Agora, com esses encontros regionais, a ideia é ir até os estados para intensificar as capacitações dos gestores públicos neste primeiro ano de mandato.

A programação aborda os principais programas do Governo Federal nas áreas de saúde, educação, social, infraestrutura, saneamento básico, habitação e políticas públicas voltadas à modernização da gestão pública. Em cada Estado haverá uma programação diferenciada, alinhada às necessidades regionais.

Na oportunidade, os prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores participarão de palestras e receberão atendimento individual de representantes dos principais ministérios. Além disso, haverá oficinas de capacitações para acessar os programas federais. Em Sergipe, participaram do encontro prefeitos e gestores de 75 municípios.

Agência Saúde
Fonte Agência Saúde 27/03/2013 ás 10h

Compartilhe

Encontro com novos gestores dá início à série de rodadas estaduais promovidas pelo Governo Federal.