Empresas e portos adotam postura sustentável como pilar para o desenvolvimento

Fonte Conteúdo Empresarial - Comunicação Integrada 25/03/2013 às 16h
Empresas expositoras da 19ª Intermodal South America participantes do Green Exhibitor Program ganham selo verde e contribuem para a redução a emissão de gases poluentes
Tornar os processos sustentáveis e os resultados mais perenes. Esses têm sido objetivos incorporados à gestão de empresas focadas na melhoria da perfomance e na sustentabilidade corporativa. O cenário é facilmente observado entre as empresas de logística e transporte de cargas expositoras da 19ª Intermodal South America, que acontece de 2 a 4 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Ações isoladas deram lugar ao planejamento sustentável de toda a cadeia de distribuição ou produção, visando a redução do uso de recursos naturais, materiais e energia, reduzindo custos e impactos no meio ambiente. A Libercon Engenharia incorpora à construção de centros de distribuição técnicas que aumentam a eficiência energética, por meio da utilização de sistemas renováveis, como ventilação e iluminação naturais e reaproveitamento de água e resíduos. As medidas começam no canteiro de obras. “Os empreendedores e inquilinos dos centros de distribuição estão mais atentos aos pontos relativos à racionalização do uso de energia e água durante a operação do edifício, optando por soluções modernas que conotam ações ambientalmente mais responsáveis”, afirma o diretor comercial, Hailton Liberatore. A empresa é um membro do Green Building Council Brasil, uma organização responsável por fomentar a indústria de construções sustentáveis no país.

A iniciativa portuária sustentável também começa a dar frutos. Incentivados pelo Programa Federal de Apoio à Regularização e Gestão Ambiental Portuária (PRGAP), implantado pela Secretaria Especial de Portos (SEP) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, os portos brasileiros têm aplicado medidas que extrapolam a simples política ambiental. O monitoramento da água, a redução da emissão de CO², a recuperação de áreas degradadas e o gerenciamento de efluentes e resíduos são alguns exemplos que tem envolvido os portos.

Green Exhibitor Program
Atenta à iniciativas que podem influenciar a postura sustentável de seus expositores, a UBM Brasil, organizadora da 19ª Intermodal South America, desenvolve o Green Exhibitor Program, que incentiva os expositores a utilizarem o transporte coletivo privado como deslocamento para colaboradores e convidados. “É uma forma de colaborarmos com a redução da emissão de monóxido de carbono expelido pelos carros, ainda mais na cidade de São Paulo, que sofre com a poluição”, ressalta o gerente da Intermodal, Michael Fine.

Além de ganhar um selo verde pela participação, os expositores terão um acesso exclusivo ao pavilhão. A Allink, por exemplo, contará com a presença de mais de 80 profissionais, de 61 países durante os três dias de feira, que circularão em dois ônibus já inscritos no Programa. Entre as empresas que já aderiram ao Green Exhibitor Program estão a Deugro, CMA CGM, Maersk, Hamburg Sud, APL, Dachser e Porto de Santos.


Intermodal South America 2013
www.intermodal.com.br
A 19ª edição da Intermodal South America acontece entre os dias 02 e 04 de abril de 2013, no Transamerica Expo Center, em São Paulo-SP. Segundo maior evento do mundo para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior, a feira internacional registra em 2013 expansão de 23% e mais de 600 empresas expositoras, de 22 Países diferentes. A Intermodal deve receber cerca de 45 mil profissionais, público este formado em sua maioria (65% em 2012) por embarcadores de carga/indústria envolvidos no processo de compra de suas empresas. Paralelamente à feira serão realizadas a Conferência InfraPortos, Rail Cargo South America 2013, Air Cargo South America 2013, Innovative Supply Chain 2013 e a 4ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha.


Sobre a UBM e UBM Brazil
www.ubmbrazil.com.br
No País desde 1994, a UBM Brazil foi a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras. É uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional e, atualmente, a maior organizadora de eventos da América Latina para os setores de transporte de cargas e infraestrutura, responsável pela realização da Intermodal South America, NavalshoreMarintec South America, NT Expo, InfraPortos South America e Concrete Show. A UBM Brazil promove, ainda, outras 11 feiras de outros segmentos da indústria, tais como, a construção civil, produção agrícola, design e fabricação de equipamentos médicos, sistemas embarcados, ingredientes farmacêuticos, ingredientes alimentícios, produtos e ingredientes nutracêuticos e responsabilidade social.


Conteúdo Empresarial - Comunicação Integrada
Fonte Conteúdo Empresarial - Comunicação Integrada 25/03/2013 ás 16h

Compartilhe

Empresas e portos adotam postura sustentável como pilar para o desenvolvimento