Empresas brasileiras investiram 7,2% de suas receitas em tecnologia da informação

Fonte Agência Brasil 18/04/2013 às 16h


São Paulo – As empresas brasileiras investiram 7,2% de suas receitas em tecnologia da informação em 2012, segundo estudo do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado hoje (18). O estudo aponta que, somados, os computadores corporativos e os domésticos chegam a 118 milhões. Isso significa que existem, no país, três computadores para cada cinco habitantes.

De acordo com Fernando Meirelles, coordenador da pesquisa, essa taxa deve subir nos próximos anos. “Nós devemos chegar em 8% em quatro ou cinco anos, mas isso depende do mercado. Se a economia vai melhor ou pior, isso [nível de investimento] acelera ou desacelera”, disse.

A pesquisa mostrou também que a maior parte das empresas utiliza, nas estações de trabalho, produtos da Microsoft, como Windows, Office e Explorer, presentes em mais de 90% dos equipamentos.

Segundo Meirelles, a escolha pelo sistema operacional Windows, presente em 98% das estações de trabalho, continua predominante ao longo do tempo no país. “Esse diagrama não muda há 5 anos”, disse. Já nos servidores, o uso do Windows chegou a 69%, o do Linux, 18% e Unix, 11%.

O navegador de internet mais usado nas empresas, em 2012, foi o Microsoft Explorer (91%), seguido pelo Mozilla FireFox (7%). O correio eletrônico mais comum foi o Microsoft (73%), seguido pelo Lotus (12%), Linux Mail (6%) e Gmail (5%).

O levantamento, que é divulgado anualmente há 24 anos, pesquisou 5 mil grandes e médias empresas com 2,2 mil respostas válidas.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 18/04/2013 ás 16h

Compartilhe

Empresas brasileiras investiram 7,2% de suas receitas em tecnologia da informação