Empresa catarinense de extensão lança três novas variedades de arroz

Fonte Ascom do CNPq* 08/03/2013 às 15h

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) lançou três novas variedades de arroz. O desenvolvimento desses tipos envolveu 12 anos de pesquisas científicas, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

 

O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (7) na Estação Experimental de Itajaí da Epagri. Das novas cultivares, o arroz branco é adequado ao mercado consumidor tradicional do produto, apresentando cor de grão, descascado e polido, branca, enquanto a variedade rubi é vermelha, e a ônix, preta.

As variedades rubi e ônix são consideradas especiais em função de suas cores e qualidades culinárias, adequadas a pratos especiais, além da sua composição química diferenciada, com conteúdos mais elevados de compostos fenólicos, importantes como antioxidantes em nossa alimentação. Essas duas variedades especiais se destinam a nichos de mercado, o que representa novas oportunidades para a agroindústria catarinense.

Com as novas tecnologias disponibilizadas, a Epagri soma 20 cultivares lançadas no mercado desde 1976. As variedades de arroz da empresa de pesquisa são plantadas não somente em Santa Catarina, mas também em grandes áreas de outros estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Maranhão, bem como em alguns outros países da América do Sul, como Bolívia, Paraguai e Argentina.

Produção

Santa Catarina produz anualmente 1 milhão de toneladas do grão, o que lhe dá o status de segundo maior produtor brasileiro. A produtividade média é de 7 mil quilos por hectare, um aumento de mais de 300% em relação à década de 70.

Nos últimos anos, o Programa de Melhoramento Genético de Arroz Irrigado da Epagri foi fortemente apoiado pelas agências de fomento, entre elas o CNPq. Leia mais.

 

*Com informações da Epagri

Ascom do CNPq*
Fonte Ascom do CNPq* 08/03/2013 ás 15h

Compartilhe

Empresa catarinense de extensão lança três novas variedades de arroz