Empossado novo secretário da SRHU

Fonte Ascom - MMA 22/04/2013 às 20h

Ney Maranhão assume a secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA com a missão de conciliar os recursos hídricos com os recursos urbanos
“Vamos trabalhar incessantemente para manter a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano como um pólo de articulação do Ministério do Meio Ambiente. Um núcleo de análise e aplicação de inteligência na interpretação do conhecimento disponível e na formulação de políticas públicas”, afirmou o secretário Ney Maranhão, empossado na tarde desta segunda-feira (22) pela ministra Izabella Teixeira. “Seremos um centro de interlocução com alta credibilidade capaz de dialogar com todos os envolvidos, direta ou indiretamente, compreendendo, respeitando a administrando as diferenças, sempre comprometido com as diretrizes do ministério”, discursou Ney Maranhão, durante a cerimônia realizada em Brasília.

A solenidade reuniu, além da ministra e do secretário-executivo, Francisco Gaetani, todos representantes das secretarias e das diretorias do ministério, conselheiros dos recursos hídricos, além de funcionários da pasta. A posse do carioca Ney Maranhão, com ampla experiência no setor, foi saudada por Izabella Teixeira, que lembrou os tempos em que fizeram doutorado juntos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Ney é um dos melhores profissionais que conheci na minha vida acadêmica e profissional. Uma pessoa comprometida com o serviço público prestado para todos os cidadãos no país”, afirmou. Izabella Teixeira destacou que, quando convidou Ney Maranhão para ocupar o cargo na SRHU, foi com o objetivo de conciliar os recursos hídricos com os recursos urbanos. Segundo a ministra, o novo secretário, que era superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), está capacitado para entender essa dinâmica e deverá discutir o novo perfil da secretaria em relação à agenda de água. “A secretaria tem de ser modernizada, do ponto de vista dos movimentos internacionais e do ponto de vista das ambições que o Brasil tem em relação a essa agenda”, adiantou a ministra.

Bacharel em geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ney Maranhão é especialista em Mecânica das Rochas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa e doutor em Engenharia Civil também pela UFRJ, tendo vários trabalhos publicados. Durante 21 anos trabalhou em inventários de bacias hidrográficas e estudos de viabilidade de aproveitamentos hidroelétricos, bem como estudos de impacto ambiental de empreendimentos da Internacional Engenharia S.A. Foi diretor de Infraestrutura e Meio Ambiente da ICF Kaiser e consultor de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas e Planos Estaduais de Recursos Hídricos. Na Agência Nacional de Águas (ANA), desde 2006, Ney Maranhão era superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos.

Ascom - MMA
Fonte Ascom - MMA 22/04/2013 ás 20h

Compartilhe

Empossado novo secretário da SRHU