Emissões sob controle

Fonte Ascom - MMA 26/04/2013 às 8h

Limites da qualidade do ar serão cada vez mais rigorosos. Ação prevê inventário das emissões de poluentes dos transportes
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) priorizará ações de redução dos níveis de poluição atmosférica. A questão foi abordada por técnicos do órgão nesta quinta-feira (25), em Brasília, durante mesa temática do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. O debate se concentrou na qualidade do ar e teve o objetivo de alertar para o problema vivido na maioria das grandes cidades do país.

O analista ambiental Luiz Mandalho representou o MMA e destacou as políticas do governo federal voltadas para o problema. "Pretendemos reduzir os padrões de qualidade do ar, o que significa aumentar o rigor e estabelecer os limites conforme os índices da Organização Mundial de Saúde (OMS)", afirmou.

Segundo ele, os padrões nacionais foram definidos em 1990 com foco nas indústrias. A intenção agora é tornar o controle cada vez mais efetivo. As ações planejadas pelo MMA dentro do tema incluem a realização de um inventário de emissões dos transportes e a capacitação de recursos humanos nos estados.

VEÍCULOS

Obrigatório em todo o território nacional, o Plano de Controle de Poluição Veicular (Proconve) é uma das iniciativas que tem contribuído para o controle das liberações de substâncias nocivas à atmosfera. "Mesmo com o aumento da frota, o Proconve está permitindo a diminuição de emissões de poluentes. Isso se deve à nova fase de limites estabelecidos", ressaltou Mandalho.

Diretor da empresa responsável pela inspeção veicular ambiental na cidade de São Paulo, Roberto Carlos Guimarães ressaltou que a poluição da metrópole gera vários prejuízos à população, como a redução de um ano e meio da expectativa de vida. "Em SP, 97% do monóxido de carbono vem dos veículos. Isso decorre do mau uso e da falta de manutenção", alertou.

Ações unificadas estão entre as soluções apresentadas. A cidade de Cubatão (SP) é um desses exemplos. "O trabalho conjunto das indústrias com o poder público foi o que possibilitou a redução da poluição", destacou Márcia Rosa, prefeita do município, que é importante polo industrial do país.

Ascom - MMA
Fonte Ascom - MMA 26/04/2013 ás 8h

Compartilhe

Emissões sob controle