Em visita aos EUA, ministra da Defesa argentina discute acordo militar com a Colômbia

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
A ministra da Defesa da Argentina, Nilda Garré, discutirá hoje com o secretário de Defesa norte-americano, Robert Gates, temas relacionados ao acordo militar entre Estados Unidos e Colômbia.

O encontro estava previsto para às 10h30 locais (11h30 no horário de Brasília), no Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos EUA).

Segundo a ministra argentina, a reunião incluirá "temas da atualidade", como os relacionados "com a instalação de bases norte-americanas em território sul-americano".

Há alguns meses, o governo da Colômbia anunciou a assinatura de um acordo militar com os Estados Unidos, que permitirá o envio de um contingente de até 1.400 soldados norte-americanos para operarem em sete bases colombianas.

O assunto foi pauta da reunião extraordinária de chefes de Estado e Governo da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que ocorreu no último dia 28 em Bariloche. Alguns países, como Venezuela e Equador, repudiam o tratado, alegando que ele pode "ameaçar" a segurança da região.

Na ocasião, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, demonstrou preocupação e ressaltou a necessidade da adoção de uma "doutrina uniforme" para avaliá-lo.

Em um comunicado, Garré explicou que "a reunião com o secretário Gates é uma maneira de aprofundar as relações bilaterais, especialmente em algumas áreas, com as de assessoramento em assuntos logísticos e reformas educativas" na área da Defesa.

A ministra, que realiza uma visita aos Estados Unidos a convite do secretário norte-americano, permanecerá no país até a próxima quinta-feira.

Durante este período, Garré discursará para alunos da Universidade de Defesa Nacional dos EUA sobre os fundamentos da política de Defesa da Argentina e terá outros encontros com altos funcionários do governo norte-americano, além de visitar a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York.

A comitiva argentina é composta ainda pelo chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Jorge Chevalier, o secretário de Assuntos Internacionais para a Defesa, Alfredo Forti, e o subsecretário de Planejamento Logístico e Operação de Defesa, Gustavo Sibila.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Em visita aos EUA, ministra da Defesa argentina discute acordo militar com a Colômbia