Em visita ao campus Manguinhos, ministro alemão aponta para renovação de parceria

Fonte Agência Fiocruz de Notícias 29/05/2013 às 8h

A Fiocruz e o Ministério da Saúde da Alemanha devem renovar parcerias e desenvolver novas cooperações nos próximos anos. Algumas vão contribuir para o combate a doenças infectocontagiosas nos dois países. O assunto foi debatido por gestores da Fundação durante visita do ministro de Saúde da Alemanha, Daniel Bahr, na última sexta-feira (24/5).

Ampliação de parcerias no âmbito do programa Ciência Sem Fronteiras, no setor industrial, de inovação e de assistência farmacêutica são algumas das ações que devem ser desenvolvidas pelos dois países, bem como a extensão da cooperação da Sociedade para a Cooperação Internacional (GIZ, na sigla em alemão) no projeto de combate à Aids na América Latina e Caribe.

"A Fiocruz é uma instituição de renome na Alemanha e nosso interesse com a Fundação seria o trabalho em conjunto entre pesquisadores brasileiros e alemães nas mesmas questões. Além disso, gostaríamos de oferecer bolsas para pesquisadores alemães no Brasil ou vice-versa, facilitando assim o trabalho entre a Fiocruz e instituições alemãs", afirmou Bahr.

Na ocasião, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, apresentou algumas atividades desenvolvidas pela institução, falou sobre as diretrizes seguidas no campo da cooperação internacional e sugeriu: "Uma ideia seria analisarmos juntos como essas redes farmacêuticas são estabelecidas no Brasil e na Alemanha para propormos novas ideias e soluções na área".

Brasil e Alemanha

Há décadas a Fiocruz desenvolve ações de cooperação com a Alemanha. Uma das mais recentes parcerias com o país europeu foi firmada em 2011, no caso, com o Bernhard Nocht Instituto de Medicina Tropical (BNTIM), uma fundação pública - financiada conjuntamente pelo Governo da República Federal da Alemanha, o Governo da Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo e outros governos estaduais alemães - dedicado à investigação, formação e serviços para o controle de doenças tropicais e infecções emergentes.

Agência Fiocruz de Notícias
Fonte Agência Fiocruz de Notícias 29/05/2013 ás 8h

Compartilhe

Em visita ao campus Manguinhos, ministro alemão aponta para renovação de parceria