Em Roraima, prefeitos participam de seminário sobre gestão

Fonte Funasa 02/03/2013 às 15h

Em Roraima, prefeitos participam de seminário sobre gestão

Na última quarta-feira (27) a Superintendência Estadual da Funasa em Roraima (Suest/RR) realizou o II Seminário de Gestão Integrada Funasa/Prefeituras. Participaram do encontro prefeitos de 11 municípios, dos 14 do estado.

O evento foi realizado no auditório da Suest/RR e a superintendente estadual, Noélia Alves, apresentou os projetos, linhas de financiamento e critérios para adesão dos municípios às propostas da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), além dos termos de compromisso entre a Fundação e as Prefeituras.

O chefe da Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp), Fábio Almeida, orientou os prefeitos sobre as etapas do projeto e das linhas de crédito. Ele também tirou dúvidas sobre a adesão aos sistemas da Funasa e de como solucionar pendências de convênios anteriores. Os participantes também receberam orientações sobre os trabalhos do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) e sobre a necessidade de se realizar parcerias para a implementação de ações de Educação em Saúde Ambiental e do Controle de Qualidade da Água.

Estiveram presentes os prefeitos de Alto Alegre, José de Arimateia (Teca); Rorainópolis, Adilson do ASA; Mucajaí, Josué Matos; Bonfim, Lisete Spies; Cantá, Roseny Araújo; Caroebe, Paulo Ortiz; São João da Baliza, José Divino de Lima; Amajari, Moacir Mota e Normandia, Jairo Araújo. Além dos prefeitos reeleitos de Iracema, Rarison Nakaiama; Pacaraima, Altemir Campos; Uiramutã, Eliesio Cavalcante. O município de São Luiz do Anauá enviou secretários e apenas o município de Caracaraí deixou de ter representante.

Noélia Alves convidou os prefeitos para assinarem o Pacto de Responsabilização. “O Termo de Responsabilização nada mais é do que o gestor assumir que vai corresponder e assumir a responsabilidade de ter vontade política de executar o projeto até o final, como manda a lei, e que as obras cheguem efetivamente até a população, que é a nossa meta”, explicou.

O prefeito de Rorainópolis elogiou a forma de como foi recebido na Fundação e falou sobre os projetos de esgotamento sanitário que pretende executar no município. “A Funasa nos abriu as portas com as linhas de financiamento e pessoal técnico de apoio. Nossa meta é firmar parcerias com a Fundação e levar obras que tragam mais saúde e qualidade de vida para as pessoas”, explicou.

Já o prefeito de Pacaraima disse que ficou surpreso com a organização e principalmente com o número de prefeitos participantes. “Sou um dos três prefeitos reeleitos no interior e nunca vi um evento para reunir esse tanto de prefeito. Isso demonstra o respeito e a projeção da Funasa no estado e, com isso, os municípios terão um grande avanço na área de saúde e bem estar das pessoas”.

Funasa
Fonte Funasa 02/03/2013 ás 15h

Compartilhe

Em Roraima, prefeitos participam de seminário sobre gestão