Em pista de nível internacional, futuros campeões do atletismo disputam Jogos Escolares em Bauru

Fonte ZDL Comunicação 25/04/2013 às 20h

 

Alunos de 40 escolas, vindos de 25 cidades da região, competiram na na segunda seletiva regional do evento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, com organização e administração da Federação Paulista de Atletismo

São Paulo (SP) - A garotada da região de Bauru mostrou todo seu potencial na pista de atletismo do Estádio Distrital Antonio Milagre Filho, uma das mais modernas da América Latina. Nesta quinta-feira (25), alunos de 10 a 17 anos de 40 escolas de 25 municípios competiram na segunda seletiva regional dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). Todos puderam mostrar talento em um piso aprovado pela Federação Internacional de Atletismo. O evento tem como objetivo buscar nas instituições públicas de ensino os futuros campeões do atletismo paulista, além de promover a integração entre estudantes da rede pública e privada do ensino fundamental e médio.

Os jovens participaram de provas de velocidade, fundo, lançamentos, arremessos e saltos. Os atletas de Ourinhos brilharam na pista. Na categoria infantil (até 14 anos), Rafael Palma ganhou ouro no lançamento do disco (36 m) e arremesso do peso (13,95 m), enquanto Luan de Almeida venceu os 200m rasos (23s57) e 400m rasos (51s90). Já na categoria mirim, Matheus Bonder foi o campeão dos 1.000m rasos, Bruno Benedito ficou em primeiro lugar no salto em altura (1,60m) e no salto em distância (5,33m) e Maria Carolina Juvêncio ganhou no salto em distância com 4,47m.

"A equipe de Ourinhos conquistou quase 30 medalhas de ouro. A competição estava com um nível muito bom. Agora vamos preparar os atletas para a próxima etapa, novamente em Presidente Prudente (local da abertura dos Jogos Escolares). Eles estão treinando três vezes por semana e certamente terão bons resultados", contou o professor de Educação Física Homero Fernandes de Andrade, que desenvolve um trabalho com as categorias de base da cidade, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação e da Secretaria Municipal da Educação, junto com o professor Flavio Henrique Serrano.
Quem também se destacou foi Graziele Zarri de Cândido Mota. A jovem de 15 anos já foi campeã brasileira dos 1.000 metros e sul-americana dos 2.000 metros, e nesta quinta venceu os 3.000m rasos. "Comecei com 5 anos e o atletismo foi uma oportunidade que surgiu muito cedo. Pretendo dar continuidade, me firmar como atleta. Meu sonho é chegar a disputar uma Olimpíada", revelou Graziele.

A prefeitura de Bauru aprovou o evento e se colocou a disposição da Federação Paulista de Atletismo (FPA) para estender a parceria. "Para nós é muito importante sediar um evento como este porque temos a terceira melhor pista do Brasil, de nível 2 da IAAF (Federação Internacional de Atletismo). Depois dos Jogos Abertos de 2012, este é o segundo torneio que realizamos e estamos muito satisfeitos. Ficamos impressionados com a organização e estrutura da FPA e com a dedicação dos alunos, que mostraram muita determinação", comentou Roger Barude, secretário municipal de esportes.

Próxima parada: Presidente Prudente - A terceira etapa dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo será em Presidente Prudente, no dia 8 de maio. A competição será disputada na pista de atletismo da UNESP, a partir das 9h30, e poderão participar jovens da categoria pré-mirim (até 12 anos) e infantil (até 17 anos).

Os Jogos Escolares também passarão pelas cidades de Piracicaba, Pirassununga, Praia Grande, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto e São Paulo. Ao todo serão 10 seletivas regionais. O torneio terá ainda mais dois eventos de ponta promovidos pela FPA, no Ibirapuera, em São Paulo: as seletivas estaduais que classificarão para os Jogos Escolares da Juventude, disputados em Natal (RN), de 4 a 14 de setembro, e em Belém (PA), de 7 a 16 de novembro.

Confira o cronograma de competições em 2013:
3ª Seletiva Regional - 08/05 - Presidente Prudente - Pista de Atletismo da Unesp - 15 a 17 anos
4ª Seletiva Regional - 09/05 - São Jose do Rio Preto - Estádio Alberto Andaló - 10 a 17 anos
5ª Seletiva Regional - 22/05 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello - 10 a 14 anos
6ª Seletiva Regional - 29/05 - Pirassununga - Academia da Força Aérea (AFA) - 10 a 17 anos e alunos com deficiência
Seletiva Regional Paralímpica - 29/05 - São Caetano do Sul - Centro Esportivo e Recreativo Vila São Jose - 10 a 19 anos - apenas para alunos com deficiência
7ª Seletiva Regional - 12/06 - Piracicaba - SESI -10 a 14 anos e alunos com deficiência
8ª Seletiva Regional - 26/06 - Praia Grande - Pista de Atletismo Municipal - 10 a 17 anos
9ª Seletiva Regional - 27/06 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello - 15 a 17 anos
10ª Seletiva Regional - 28/06 - Piracicaba - SESI - 15 a 17 anos
Seletiva Estadual Mirim (12 a 14 anos) - 10 e 11/08 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello
Seletiva Estadual Infantil (15 a 17 anos) - 28 e 29/09 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo são uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com organização e administração da Federação Paulista de Atletismo.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

ZDL Comunicação
Fonte ZDL Comunicação 25/04/2013 ás 20h

Compartilhe

Em pista de nível internacional, futuros campeões do atletismo disputam Jogos Escolares em Bauru