Em Fortaleza, pedestres, ciclistas e usuários do transporte sofrem com a falta de sinalização

Fonte Mobilize Brasil 15/08/2014 às 20h

Em Fortaleza, pedestres, ciclistas e usuários do transporte sofrem com a falta de sinalização

A capital cearense ficou em penúltima posição no ranking das 13 capitais avaliadas pela campanha Sinalize! A média não passou de 1,3, numa escala de zero a dez.
 
Sinalização falha na Avenida 13 de Maio

Sinalização falha na Avenida 13 de Maio

créditos: Camila Karla Barbosa Siqueira

 

Penúltimo lugar no ranking das 13 capitais avaliadas pela campanha Sinalize!, do Mobilize Brasil, atrás somente de Manaus, a capital cearense teve nota 1,3 entre as cidades computadas. Um resultado muito ruim, tendo em vista os balizadores da campanha, que estabeleciam notas de zero a dez. 

 

Nesses dois meses da campanha, os colaboradores fortalezenses enviaram ao Mobilize 15 avaliações da sinalização para pessoas de sua cidade. Eles checaram o transporte coletivo (ônibus e paradas); ruas e outros espaços públicos (pedestres); ciclovias e ciclofaixas (ciclistas). 

 

No final, a sinalização de Fortaleza para pedestres recebeu nota 1,8, seguida do transporte coletivo com 1,1, e ciclistas nota 1,0. Veja a tabela:

 

       
 

Fortaleza (geral)

 

Formulário

Avaliações

Média

 

Ciclistas

5

1,0

 

Transporte Coletivo

5

1,1

 

Pedestres

5

1,8

 

Total Geral

15

1,3

 
       
 

Sinalização para ciclistas

 

Ciclistas

Avaliações

Média

 

Ciclovia ,

3

0,8

 

Rua comum ,

2

1,3

 

Total Geral

5

1,0

 

       
 

Transporte coletivo

 

Transporte coletivo

Avaliações

Média

 

Ônibus

5

1,1

 

Total Geral

5

1,1

 

 

Ônibus não dão o trajeto e horário

Tanto dentro dos ônibus como nos pontos, praticamente não existe placas de informação de trajeto e horário das linhas em Fortaleza. Por isso, esse quesito mereceu dos colaboradores a nota mais baixa: zero.

 

A colaboradora Camila Karla Siqueira critica essa falta de sinalização. E comentou um dos locais que avaliou, um ponto na Avenida 13 de Maio (23º Batalhão de Caçadores): “Total ausência de qualquer sinalização de horários, paradas e trajetos. Apenas uma plaquinha indicando que ali é uma parada de ônibus. A mesma coisa no interior dos ônibus”, denuncia Camila. 

  

Também os ciclistas de Fortaleza sofrem com a falta de sinalização. A ciclovia da Av. Almirante Henrique Saboia, conhecida como Via Expressa, por exemplo, não tem sequer uma placa que ajude na segurança do ciclista, comenta o colaborador Celso Sakuraba Júnior. Segundo ele, "a velocidade dos veículos nessa via é extremamente alta, e como não há lombadas, fiscalização ou sinalização, nem mesmo a velocidade máxima de 60 km/h é respeitada". Assim, a nota de Celso foi, também aqui, zero. 

 

  Ciclovia sem sinalização na Av. Almirante Henrique Sabóia. Foto: Celso Minoru

 

Resultados gerais 

O ranking atual foi baseado em 372 avaliações (123 de ciclistas, 128 de pedestres e 121 do transporte coletivo) em 25 cidades, mas o objetivo da campanha Sinalize! é ampliar essa amostragem com a participação de voluntários de outras localidades. 

 

Sinalize!

Os resultados e formulários para avaliação estão disponíveis no site da campanha. 

Mais informações e fotos dos pontos avaliados estão disponíveis no mapa com resultados do levantamento. 

Acesse: www.mobilize.org.br/campanhas/sinalize/resultados e clique no mapa sobre a cidade de Fortaleza.

Mobilize Brasil
Fonte Mobilize Brasil 15/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Em Fortaleza, pedestres, ciclistas e usuários do transporte sofrem com a falta de sinalização