Em abril no Eurochannel, um home sonha com fazer história no documentário. O voto Cigano

Fonte Eurochannel, Inc. 26/03/2013 às 21h

Ele não nasceu para este trabalho, mas as circunstâncias o levaram a fazê-lo. Enquanto desfruta da vida como cantor em sua comunidade, ele descobriu outra paixão: a política. Eurochannel convida você a mergulhar no mundo de uma minoria particular na Eslováquia; se juntar a um cigano na tentativa de fazer história e alcançar suas aspirações políticas no Voto Cigano. Estreia Quinta-Feira 25 de abril às 21:00.

Dirigido por Jaro Vojtek e produzido por um dos maiores nomes do cinema e da televisão na Eslováquia, Tomás Kaminsky, O voto cigano oferece uma imersão em um mundo nunca visto antes ao conhecer o carismático líder cigano Vlado Sendrei. Ele e sua equipe estão à procura de algo que parece impossível e nunca foi tentado. Sendrei quer fazer história ao se tornar o primeiro cigano a ganhar as eleições locais na Eslováquia.

Mexendo numa questão polêmica na Eslováquia, tais como as minorias, especialmente o povo romani (ou ciganos), tanto o diretor quanto o produtor oferecem uma perspectiva honesta sobre a discriminação no pais. No entanto, a crítica é habilmente acompanhada com fino humor.

O Eurochannel é um canal dedicado a Europa: seus filmes, suas séries e sua música . Todos os programas são apresentados na sua língua original e legendados. O Eurochannel é transmitido por mais de 200 operadores de cabo e comunicações por satélite em toda América Latina, EUA, África, Portugal, Serbia, França e Coréia.

www.eurochannel.com

Imagens:

www.eurochannel.com/pictures/The_gypsy_vote_1.jpgwww.eurochannel.com/pictures/The_gypsy_vote_2.jpgwww.eurochannel.com/pictures/The_gypsy_vote_3.jpgwww.eurochannel.com/pictures/The_gypsy_vote_4.jpgwww.eurochannel.com/pictures/The_gypsy_vote_5.jpg

Entrevista com Tomás Karminsky (Produtor)

Imagens:

www.eurochannel.com/pictures/Tomas_Kaminsky.jpg

Como surgiu a ideia de fazer um documentário sobre Vlado Sendrei?

O diretor Vlado e eu somos conhecidos faz dez anos e fizemos um breve documentário sobre uma banda musical, mas na verdade foi ele quem me convidou para fazer esse projeto.

Quão grande é a comunidade Romani na Eslováquia?

É de cerca de 2% da população total, mas outras estatísticas dizem que é de 10%. A maioria branca está preocupada com um aumento desse número porque os ciganos têm mais filhos do que os casais brancos.

Como em outros países europeus, na Eslováquia há algum tipo de racismo contra os ciganos pela insegurança que às vezes envolve as áreas em que vivem?

Sim, nós temos dois tipos de ciganos aqui. Uns moram em guetos numa situação horrível e não seguem as regras sociais de comportamento. O segundo tipo é mais perto dos ciganos do nosso filme. Há muita tensão entre eles e a maioria branca.

O que os telespectadores podem esperar do Voto cigano?

É uma história local de um herói cigano. Não é apenas uma minoria, mas também a relação entre homens e mulheres.

Você está trabalhando em algum projeto no momento?

Eu estou trabalhando em outro projeto sobre as minorias, os húngaros. Aborda questões das relações entre a Eslováquia e a Hungria . Temos uma enorme tensão histórica entre os dois países no passado que ainda se mantem.

Informação geral:

Diretor: Jaro Vojtek
Gênero: Documentário
País: Eslováquia
Ano: 2012
Título original: Cigáni idú do volieb

Sinopse:

Oficialmente, o povo romani representa 1,7% da população da Eslováquia, e os números não oficiais falam de 10%. Apesar disso, eles não têm representação política. Nas eleições de 2009, o líder Vlado Sandrei decidiu se candidatar para o parlamento e assim defender os direitos de seu povo, no mais alto nível político. Um olhar tragicômico de sua aventura eleitoral e a sua caótica vida familiar.

Eurochannel, Inc.
Fonte Eurochannel, Inc. 26/03/2013 ás 21h

Compartilhe

Em abril no Eurochannel, um home sonha com fazer história no documentário. O voto Cigano