Eleito diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo participará de audiência no Senado

Fonte Agência Senado 20/05/2013 às 15h

Eleito diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo participará de audiência no Senado

O embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, eleito recentemente diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), será recebido na quinta-feira (23) pelos senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A reunião terá início às 9h30 e, além da visita de cortesia do embaixador, contará com deliberação acerca de mensagens presidenciais que indicam novos chefes para as embaixadas do Brasil na Argélia e em Israel.

Eleito no início do mês, Azevêdo assumirá o cargo em setembro, para um mandato de quatro anos. O embaixador integra a OMC desde 1997 e, em 2008, assumiu o posto de representante permanente do Brasil junto à organização.

Diplomata de carreira há 30 anos, Azevêdo tem vasta experiência em comércio internacional e esteve à frente do contencioso vencido pelo Brasil contra os Estados Unidos pelos subsídios do algodão. Ele também participou da negociação vitoriosa do Brasil com a União Europeia pelos subsídios à exportação do açúcar brasileiro.

Durante a reunião extraordinária, os senadores farão a arguição dos diplomatas Eduardo Botelho Barbosa, indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Argélia, e Henrique da Silveira Sardinha Pinto, indicado para a embaixada do Brasil em Israel. Em seguida, votarão as respectivas indicações.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 20/05/2013 ás 15h

Compartilhe

Eleito diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo participará de audiência no Senado