Educação superior: Inep assina acordo com instituição equatoriana

Fonte Inep 06/08/2014 às 6h
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) assinou acordo de cooperação técnica com o instituição equatoriana nesta última segunda-feira (4). Objetivo é criar mecanismos que permitam a melhor condução dos processos de avaliação, certificação e garantia da qualidade da educação superior.

O acordo ainda prevê, ainda, a realização pelos dois países de atividades conjuntas de cooperação, intercâmbio e aproveitamento de acadêmicos especialistas.

A duração do acordo será de três anos. A delegação equatoriana ficará no Brasil até a próxima quarta-feira (6). Com o plano de trabalho pronto, resta definir as datas das futuras missões, tanto para os técnicos do Inep, que irão ao Equador, quanto para os técnicos equatorianos que virão ao Brasil.

O documento foi assinado pelo Inep, Chico Soares, e pelo presidente do Consejo de Evaluación, Acreditación y Aseguramiento de la Calidad de la Educación Superior (Ceaaces) do Equador, Francisco Cadena.

Cerimônia

Durante a solenidade de assinatura, Chico Soares destacou os programas e as ações que o Brasil desenvolve na educação superior e destacou o papel da avaliação no acompanhamento da qualidade do ensino. "Nossa avaliação cumpre uma função muito importante. Desde que passamos a ter as avaliações, foi possível obter dados sobre a educação e colocá-los à disposição da sociedade", disse.

De acordo com Francisco Cadena, o acordo é fundamental para a instituição equatoriana pelo fato de o Inep ter grande experiência relacionada à educação superior, com a realização de um censo anual. "O Brasil tem um processo mais antigo na avaliação", afirmou. "Queremos copiar seus acertos. Tenho muita esperança, pois estamos assinando coisas concretas."
Inep
Fonte Inep 06/08/2014 ás 6h

Compartilhe

Educação superior: Inep assina acordo com instituição equatoriana