Edival Marques conquista ouro no taekwondo

Fonte Brasil 2016 20/08/2014 às 12h
O paraibano Edival Marques, de 16 anos, chegou aos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanquim, na China, como favorito. Atual campeão Mundial Juvenil de taekwondo na categoria até 63kg, o lutador correspondeu às expectativas e garantiu o terceiro pódio nacional na competição. O brasileiro venceu o mexicano José Rodriguez em uma luta apertada, por 7 a 6, e conquistou a medalha de ouro.

“Quando comecei a praticar o taekwondo, admirava os atletas que chegavam até as grandes competições. Sempre foi o meu sonho também. Ver que consegui ser o melhor no juvenil, com essa medalha olímpica e o ouro no mundial, é uma felicidade imensa. Vou levar esse dia por toda a minha vida”, disse Edival.

Apesar da pouca idade, Edival é um atleta experiente. Começou a treinar aos 6 anos e aos 9 já era faixa preta. O brasileiro chegou à China conhecendo os adversários. O atleta considera o ouro das Olimpíadas o primeiro passo de uma carreira longa no esporte. No próximo ano, Edival sobe mais um degrau e vai passar para a categoria adulta.

Caminho até o ouro
O primeiro combate do Edival foi nas quartas de final. O atleta venceu Eduard Frankford, da Áustria, por 15 a 4. Na semifinal, o atleta enfrentou o britânico Christian Mcneish. A luta foi tensa até o final, mesmo com o brasileiro sempre na vantagem. No primeiro round, o lutador ganhou por 4 a 2. O britânico tentou, mas não conseguiu atingir o brasileiro na cabeça para diminuir a vantagem. O segundo round ficou em 10 a 5. A luta terminou com a vitória brasileira por 12 a 6.

O México é uma das escolas tradicionais de taekwondo. A luta foi acirrada do começo ao fim. O primeiro round terminou com a vitória do brasileiro por 3 a 1. No segundo, José Rodriguez empatou o combate em 3 a 3. No tempo final, o brasileiro venceu a luta nos segundos finais, por 7 a 6.

“Eu sabia que seria uma luta difícil. Eu venho acompanhando o mexicano desde o pré-olímpico. Quando eu vi que ele estava na outra chave, eu sabia que era um dos grandes concorrentes”, analisou Edival.


Brasil 2016
Fonte Brasil 2016 20/08/2014 ás 12h

Compartilhe

Edival Marques conquista ouro no taekwondo