Editora UFMG republica obras de Humberto Maturana

Fonte UFMG 11/08/2014 às 19h
A Editora UFMG relança duas obras do neurobiólogo Humberto Maturana: A ontologia da realidade e Cognição, ciência e vida cotidiana. Os títulos foram publicados pela primeira vez pelo selo em 1997 e 2001, respectivamente.

Composto por artigos publicados em revistas científicas de diversos países, A ontologia da realidade trata principalmente de textos clássicos que são ícones de mudança de paradigma da qual Humberto Maturana participou. Os artigos possibilitam ao leitor conhecer o trajeto das reflexões que alicerçam a biologia cultural à qual o autor hoje se dedica. O livro tem 414 páginas e preço de capa de R$ 58.

Em Cognição, ciência e vida cotidiana, Maturana constrói um mecanismo gerativo que parte de uma definição de seres vivos, considerando sua história evolutiva, a origem do humano, a linguagem e as emoções e exibindo o modo como esses fenômenos se entrelaçam. Assim, entendemos como os processos cognitivos surgem em nossa operação como sistemas biológicos. Com 221 páginas, o volume tem preço sugerido de R$ 46.

Humberto Maturana teve brilhante carreira acadêmica depois de se formar em Medicina na Universidade do Chile e em Biologia na University College de Londres. Aprofundou estudos em Biologia na Universidade de Harvard e fez pós-doutorado no Massachussets Institue of Technology. Foi um dos fundadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Chile, da qual é professor emérito.
UFMG
Fonte UFMG 11/08/2014 ás 19h

Compartilhe

Editora UFMG republica obras de Humberto Maturana