Editora LeYa lança "Sábados Inquietos" do jornalista José Castello

Fonte Imprensa LeYa 10/03/2013 às 20h
“Sábados inquietos” reúne cem das mais de 250 colunas publicadas no caderno “Prosa”, do jornal O Globo, pelo crítico literário.
 
“Sofro” dos livros que leio e acredito que, na maior parte das vezes, eles, sim, me leem, me afetam e me modificam.”
 
Apesar de seus inúmeros textos sobre literatura, José Castello não se considera um crítico literário, mas sim apenas um ávido leitor comum que sofre e viaja com os livros, por isso “Sábados Inquietos” é composto por leituras críticas que lhe tiram o sono. Formado em jornalismo, José Castello já apresentou textos que perpassaram por autores como Machado de Assis, Hilda Hilst, Lewis Carroll, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes, Kafka e muitos outros.
 
A editora LeYa lança em março “Sábados Inquietos” do colunista José Castello do jornal O Globo. Com um compêndio de suas principais críticas, a obra fala sobre “a arte como expressão da loucura ou (...) como opção pela loucura”, sobre o que é literatura, sobre crônicas, sobre palavras e sobre a leitura que nada mais é do que “errar, vacilar e fugir”. Sempre guiado por seus impulsos, intuições e conhecimentos literários, as críticas de Castello são publicadas aos sábados e possuem um leque de personagens e histórias sobre a literatura e seus principais expoentes.
 
Sendo um dos jurados do Prêmio LeYa e ganhador de diversos prêmios, entre eles o Jabuti pelo romance “Ribamar “(Bertrand Brasil, 2010), Castello nos oferece um texto tocante e singelo. “Sábados Inquietos”, a coluna agora transformada em livro, vai te mostrar a real literatura, de um leitor para outro.
 
“Através da leitura, faço longas e inesquecíveis viagens ficcionais. Digamos, portanto, que este é um livro de viagens. Uma coletânea de aventuras que narram minhas peripécias através dos mares inquietos e turbulentos da poesia e da ficção. Assim o vejo, e assim gostaria que o lessem.”
 
Ficha Técnica
Título: Sábados Inquietos
Autor: José Castello
Formato:
16x23
Nº de Páginas: 288
Preço: R$ 44,90
 
Sobre o autor
José Castello, jornalista e escritor, é mestre em Comunicação pela UFRJ. É colunista do suplemento “Prosa”, de O Globo. No Globo On Line, mantém o blog “A literatura na poltrona” (www.oglobo.com.br/blogs/literatura). É autor, entre outros de “Ribamar” (Bertrand Brasil, 2010, prêmio Jabuti de “romance do ano” em 2011), “Vinicius: o poeta da paixão” (Companhia das Letras, 1993) e “Na cobertura de Rubem Braga” (José Olympio, 1996, com nova edição no início do ano de 2013).
 
A LeYa é o grupo editorial que integra algumas das mais prestigiadas editoras portuguesas. Está presente em quase todos os países de língua portuguesa. No Brasil, o grupo LeYa atua em edições escolares e no mercado de interesse geral, por meio dos selos LeYa e Lua de papel e Casa da Palavra e Fanstasy. www.leya.com.br
Imprensa LeYa
Fonte Imprensa LeYa 10/03/2013 ás 20h

Compartilhe

Editora LeYa lança "Sábados Inquietos" do jornalista José Castello