Editora LeYa lança em maio uma nova edição de "O Grande Gatsby", clássico de F. Scott Fitzgerald

Fonte Imprensa LeYa 11/05/2013 às 8h

Obra, que é a segunda colocada do top 100 das melhores novelas do século XX, narra o glamour da alta sociedade americana no auge da década de 1920

“– Afinal, quem é esse tal de Gatsby? – Tom subitamente perguntou.

– Algum grande contrabandista?”

O aspirante a escritor Nick Carraway havia acabado de se mudar para West Egg, tentaria uma chance em Long Island. Mas viver rodeado de riqueza e luxúria era ao mesmo tempo humilhante e tentador. Ainda mais morando ao lado do Sr. Gastby, aquele a quem todos conheciam e que dava as festas mais baladas da redondeza. Ser amigo de Gastby - o grande Jay Gastby - era sinônimo de fascínio. E Nick estava definitivamente fascinado.

A Editora LeYa lança em maio uma reedição do clássico de F. Scott Fitzgerald, “O Grande Gastby”. Considerado como o grande romance americano, a obra se passa na Long Island dos anos 1920, com jovens belas e exóticas, muito álcool, jazz, elegância, glamour e, pairando sobre tudo, a certeza de que a vida seria uma festa sem fim.

Em 2013, “O Grande Gatsby” ganhará uma nova adaptação para o cinema com Leonardo Di Caprio interpretando Jay Gatsby, Carrey Mulligan como Daisy Buchanan e Tobey Maguire como Nick Carraway. A direção é de Baz Luhrman, que também comandou os longas “Moulin Rouge – Amor em vermelho” e “Romeu + Julieta”.

Os Estados Unidos viviam o auge de sua era dourada. Numa época em que a moralidade era um item de pouco valor e a dura Lei Seca estava em vigor, Nick estava em busca do sonho americano: ser rico e poderoso. Recém-chegado ao leste, junto com sua prima Daisy Buchanan, Nick é inserido no círculo – vicioso - de amizades do misterioso bon vivant Jay Gatsby.

Aos poucos Nick vai descobrir os bastidores da sempre feliz vida dos ricos. Um universo de traição, mentiras, paixões proibidas, conspirações, rumores, solidão, loucura e morte. Uma trama que envolverá a todos numa rede de intrigas e da qual só alguns sairão ilesos. Afinal, quantos amigos o dinheiro pode comprar?

Ficha Técnica

Título: O Grande Gatsby

Autor: F. Scott Fitzgerald

Nº de páginas:176

Preço: 29,90

Sobre o autor

Nascido em St. Paul, Minnesota, em 1896, Francis Scott Fitzgerald frequentou a Universidade de Princeton, mas não chegou a se formar. Em 1917, durante a primeira guerra mundial, ingressou no exército. Seu primeiro romance, Este lado do paraíso, tornou-se um sucesso instantâneo ao ser publicado, em 1920. No mesmo ano, casou-se com a excêntrica Zelda Sayre, e juntos embarcaram em uma vida rica de intermináveis festas, universo comumente retratado em seus livros. Seu primeiro sucesso foi seguido por Os belos e malditos (1922) e O grande Gatsby (1925), que Fitzgerald considerou sua obra-prima.

Em 1930, o comportamento de Zelda passou a revelar, mais intensamente, sua doença mental. Em Suave é a noite (1934), Fitzgerald impregna sua narrativa de melancolia, ao contar a história de Dick Diver e Nicole, sua esposa esquizofrênica, expondo sua própria situação com Zelda. Com a saúde prejudicada pelo alcoolismo, Fitzgerald mudou-se para Hollywood. Em 1939 começou a escrever seu último romance, O último magnata. Com seu falecimento em 1940, o livro foi publicado postumamente, em 1941.

A LeYa é o grupo editorial que integra algumas das mais prestigiadas editoras portuguesas. Está presente em quase todos os países de língua portuguesa. No Brasil, o grupo LeYa atua em edições escolares e no mercado de interesse geral, por meio dos selos LeYa e Lua de papel e as parcerias com Casa da Palavra e Barba Negra. www.leya.com.br

Imprensa LeYa
Fonte Imprensa LeYa 11/05/2013 ás 8h

Compartilhe

Editora LeYa lança em maio uma nova edição de "O Grande Gatsby", clássico de F. Scott Fitzgerald