Editora Contexto lança Novo Manual de Sintaxe

Fonte Note! Assessoria de Comunicação 19/05/2013 às 10h

Publicação chega para suprir a carência por materiais didáticos focados em estudos dos fenômenos sintáticos do português brasileiro.

Sempre com o objetivo de promover a circulação do saber, a Editora Contexto lança, neste mês de maio, o Novo Manual de Sintaxe. De autoria de Carlos Mioto, Maria Cristina Figueiredo Silva e Ruth Lopes, a obra chega para contribuir com o ensino da sintaxe nas universidades do País, carentes de um material didático focado em estudos dos fenômenos sintáticos do português brasileiro especificamente. Fruto da experiência dos autores em salas de aula, e a partir de observações e críticas de vários professores ouvidos por eles, a publicação preenche essa lacuna e aproxima os alunos de graduação e pós-graduação de Letras dos estudos de gramática.

 

Com 272 páginas distribuídas em seis capítulos, o Novo Manual de Sintaxe é um guia completo para o ensino de sintaxe de visão formalista. A obra possibilita ao aluno refletir sobre o que é uma teoria formal em linguística e sobre as vantagens que a explicitude dela traz para o entendimento de como funciona sua língua materna.

De modo bastante didático e com a inclusão de diversos exemplos, a publicação mostra qual é a estrutura de uma sentença; como se representa a estrutura da sentença em árvore (Teoria X-barra); como é explicitada a combinação de um núcleo com seus argumentos ou de um sintagma com seus adjuntos (Teoria Temática); o que regula o movimento para posição argumental (Teoria do Caso) ou não argumental; como é que se pode combinar as expressões referenciais, os pronomes e as anáforas (Teoria da Vinculação); o que regula a movimentação de núcleos e sintagmas (Mova α).

 

Serviço

Livro: Novo Manual de Sintaxe

Autor: Carlos Mioto, Maria Cristina Figueiredo Silva e Ruth Lopes

Formato: 16 x 23 cm

Páginas: 272 páginas

Preço: R$ 39,90

 

Sobre a Editora Contexto – Idealizada pelo historiador Jaime Pinsky e especializada em ciências humanas, a Editora Contexto está presente há 26 anos no mercado editorial brasileiro, publicando obras voltadas para a universidade e para o público geral.

Note! Assessoria de Comunicação
Fonte Note! Assessoria de Comunicação 19/05/2013 ás 10h

Compartilhe

Editora Contexto lança Novo Manual de Sintaxe