Edital financiará videodanças em parceria entre Brasil e Reino Unido

Fonte Funarte 23/05/2013 às 10h

 

Funarte apoia iniciativa inédita que premiará cinco curtas-metragens. Inscrições vão até 1º de setembro.

Big Dance

O edital Big Dance Shorts de apoio à realização de videodanças produzidas em colaboração entre artistas britânicos e brasileiros vai financiar a criação de cinco curtas-metragens, de três minutos cada, que abordem a dança de forma criativa e independente. Produzida pelo Big Dance – maior festival de dança do Reino Unido – em parceria com o dança em foco – Festival Internacional de Video & Dança, a iniciativa inédita tem apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte. Cada selecionado receberá £4.000 (libras esterlinas) para a execução do projeto.

Os projetos premiados serão exibidos em 2014 durante os festivais dança em foco e Big Dance, e também na televisão britânica Channel 4, como parte da série Random Acts, e em emissoras brasileiras. Serão priorizadas as propostas que apresentem uma colaboração artística entre profissionais da dança e do audiovisual, que sejam residentes ou cidadãos nacionais do Reino Unido ou Brasil. As inscrições terminam no dia 1º de setembro.

O lançamento foi feito em abril na sede da Funarte, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, pela chefe do Departamento Cultural da Prefeitura de Londres, Justine Simons e pelo presidente da Funarte, Antônio Grassi. O lançamento do programa em Londres ocorreu em 15 de maio, na Embaixada do Brasil.

Segundo Eduardo Bonito, um dos diretores do festival dança em foco, “a iniciativa irá selecionar ideias inovadoras e pretende estimular a parceria entre artistas da dança e do audiovisual, além de promover as relações culturais entre o Brasil e o Reino Unido”.

O programa conta com o apoio do British Council / Transform, Channel 4, BAFTA – British Academy of Film and Television Arts, MJW PRODUCTIONS e FCD – Foundation for Community Dance.

Esta é a segunda série do Big Dance Shorts, desta vez com foco na relação criativa entre o Brasil e o Reino Unido. Cada videodança deve refletir a colaboração anglobrasileira, seja por meio da cidadania ou residência dos colaboradores – sejam eles cineastas, coreógrafos, artistas ou compositores – ou no tema do filme, mas a relação entre dança e cinema deve ser o centro de cada filme.

Os cinco Big Dance Shorts comissionados serão selecionados por um painel de especialistas do mundo da dança e do cinema, do Reino Unido e do Brasil, sendo a escolha final realizada durante o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro – Festival do Rio 2013, em setembro/outubro, por meio de um evento de pitching. O júri é integrado por Tabitha Jackson, editora de Comissionamento de Artes no Channel 4; Gitta Wigro, produtora; TriciaTuttle, gerente sênior de cinema e do Programa de Competências no BAFTA; representantes da produtora executiva do projeto, MJW PRODUCTIONS LTD e do dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança; Briony Hanson, diretora de cinema pelo British Council; Jacqueline Rose, diretora do Big Dance, além de coreógrafos e diretores de cinema a serem anunciados.

O prazo final para apresentação de propostas é 1º de setembro e os filmes vencedores vão entrar em produção a partir de outubro, com apoio de especialistas da indústria, proporcionando uma nova e interessante plataforma para o talento coreográfico e de cinematografia.

Os filmes concluídos serão transmitidos no Reino Unido pelo Channel 4, na semana do Festival Big Dance, em 2014, como parte da série de TV ‘RandomActs’ e por canais de televisão no Brasil. Serão também exibidos em várias eventos como parte da programação nacional do Festival Big Dance e de outros parceiros.

Acesse o Regulamento e a Ficha de Inscrição

Mais informações em www.bigdance.org.uk ou escreva para bigdanceshorts@dancaemfoco.com.br

Parcerias:

BIG DANCE
dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança
FCD – Foundation for Community Dance
MJW PRODUCTIONS LTD
BAFTA – British Academy of Film and Television Arts
Channel 4
British Council
Arts Council England

Apoio:

Funarte
Ministério da Cultura

Funarte
Fonte Funarte 23/05/2013 ás 10h

Compartilhe

Edital financiará videodanças em parceria entre Brasil e Reino Unido