Economia chilena está se recuperando da crise, diz ministro

Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 às 0h
O ministro da Economia do Chile, Hugo Lavados, afirmou hoje que "todos os indicadores de demanda e produção" demonstram que o país está se recuperando da crise econômica mundial.

De acordo com a Corporação de Desenvolvimento Tecnológico de Bens de Capital (CBC) -- órgão de apoio ao crescimento da tecnologia e indústria chilenas --, no trimestre entre julho e setembro foram reativados 17 projetos de investimento, estimados em cerca de US$ 5 milhões.

Para o ministro, este é um bom sinal. "Os investidores retomam seus planos quando têm confiança no futuro da economia".

Em entrevista à Radio Cooperativa, ele assinalou que os principais projetos estão nas áreas de mineração e construção, importantes para a geração de postos de trabalho e que permitem a recuperação de pequenas e médias empresas fornecedoras.

"O último trimestre, de outubro a dezembro, será claramente melhor que os anteriores, e podemos olhar o próximo ano com confiança", acrescentou.

Segundo previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgadas no início de outubro, o Chile fechará o ano com retração de 1,7% no Produto Interno Bruto (PIB). Em 2010, porém, a economia terá uma recuperação de 4%.
Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Economia chilena está se recuperando da crise, diz ministro