Duque de Caxias faz mutirão contra a dengue

Fonte Agência Brasil 19/04/2013 às 18h

Rio de Janeiro - Agentes da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, visitaram hoje (19) cerca de 3 mil imóveis no bairro Santa Cruz da Serra, para promover um mutirão contra a dengue. Os 120 profissionais percorreram as ruas da região vistoriando casas, terrenos e verificando denúncias de moradores sobre possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Um laboratório móvel foi montado pela secretaria na Praça da Matriz, onde os agentes tiraram dúvidas da população sobre o combate ao mosquito. Além disso, por meio de um microscópio, os moradores puderam ver as diversas fases do mosquito.

Para a diretora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Sandra Victória, a atuação dos moradores é fundamental na prevenção da doença. "Estamos realizando diversas ações aqui em Duque de Caxias, onde o número de casos tem aumentado muito nos últimos tempos. Nossa intenção é estar junto da população com campanhas de divulgação e distribuição de materiais educativos. A conscientização ainda é a arma mais importante no combate à doença", disse Sandra.

Uma das casas vistoriadas foi a do aposentado Luís Eduardo, de 72 anos, que aprovou a iniciativa. "Eu sempre tomo todas as precauções para não criar esse mosquito na minha casa, mas é muito importante você ter profissionais por perto que possam te orientar e dar recomendações para acabar de vez com isso", disse.

Dos 92 municípios do estado, 37 estão com epidemia de dengue. Nos primeiros meses deste ano, 12 pessoas morreram em decorrência da doença e 107.168 mil casos foram registrados em todo o estado. Apenas no município de Duque de Caxias, o terceiro mais populoso, já são 225 casos e uma morte confirmada.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/04/2013 ás 18h

Compartilhe

Duque de Caxias faz mutirão contra a dengue