Duplicidade de provedor evita transtornos de acesso à internet nos dias de chuvas

Fonte Ateliê da Notícia 22/12/2009 às 15h

Solução conta com equipamentos de ponta com capacidade para receber até sete links de diferentes provedores. Para o engenheiro de sistemas Carlos Roberto Monteiro Guimarães Filho, a duplicidade de internet é a melhor saída para quem depende da conexão com a rede de computadores em período integral  
  
Alguns minutos de uma forte chuva ou de um temporal são, muitas vezes, suficientes para que uma empresa tenha de interromper todos os serviços de comunicação de rede durante horas. Esses transtornos podem gerar uma série de prejuízos, inclusive a perda de negócios. Soluções tecnológicas, como a duplicidade de provedores, impedem que o acesso à internet seja suspenso.
"A solução mais rápida e eficaz que oferecemos para as empresas que utilizam a internet como o principal meio de comunicação com seus clientes e fornecedores é a duplicidade de provedores. Possuir mais de um provedor de banda larga é fundamental para garantir o funcionamento normal da rede quando ocorre a queda do link, nessa época do ano provocada pelas fortes chuvas e temporais", explica o engenheiro de sistemas e especialista em rede Carlos Roberto Monteiro Guimarães Filho, diretor da CRMG Network & Security.

Para se ter uma idéia, somente nos últimos três meses o Procon de Campinas recebeu 336 reclamações contra o provedor Speedy, da Telefônica. O concorrente Vírtua, da Net, foi responsável por 125 reclamações que chegaram ao Serviço de Proteção ao Consumidor durante o mesmo período.

Na opinião do engenheiro de sistemas Carlos Guimarães as reclamações devem-se ao fato de que, com o aumento da demanda pelos provedores, muitas vezes as empresas responsáveis acabam extrapolando a cota máxima sem a devida adequação da infra-estrutura. "Uma proposta da CRMG é oferecer soluções para evitar os transtornos provocados pelo rápido crescimento do mundo digital. Nesse caso a melhor solução é contratar mais de um provedor", sugere, lembrando que, para medir a necessidade de mais de um provedor a empresa deve calcular o quanto perderá com a interrupção, por um dia, dos serviços de internet.

O gerente de redes Rubens Zolotujin, da União Central Brasileira, optou pelo serviço de duplicidade de links há um mês e está satisfeito com as vantagens que o produto oferece. Com mais de um provedor, Zolotujin sabe que os 6 mil usuários que dependem da rede  terão acesso garantido ao e-mail, por exemplo, um serviço que não pode parar. "É muito vantajoso porque, além disso, posso somar a velocidade de todos os links de internet e o acesso nunca cai. Quando um link para de funcionar ou está sobrecarregado, o outro funciona automaticamente, isso é perfeito", considera o gerente de redes.

Novidades
Equipamentos de ponta já disponibilizados no mercado têm capacidade para receber até sete links de diferentes provedores. "Uma solução são os roteadores com várias portas para internet, conhecidas como portas wan, e capacidade de dois a sete links". Outra saída é incorporar no firewall do servidor da empresa as entradas para esses links. Caso um deles caia, o outro entra em funcionamento automaticamente", sugere Carlos Guimarães.

O engenheiro cita, ainda, o balanceamento de carga, indicado para quando os links estão operando ao mesmo tempo. "Nós aproveitamos e dividimos o uso da internet entre os links", explica.

 

Ateliê da Notícia
Fonte Ateliê da Notícia 22/12/2009 ás 15h

Compartilhe

Duplicidade de provedor evita transtornos de acesso à internet nos dias de chuvas