Duas pessoas ficam feridas no Peru em confronto com a polícia

Fonte Ansa flash 23/05/2012 às 22h
 Ao menos duas pessoas ficaram feridas hoje no Peru durante um confronto com a polícia, que reprimiu moradores da cidade de Espinar que fazem uma greve desde segunda-feira contra as operações da mineradora Xstrata Tintaya, informou a imprensa local.

Os manifestantes tentaram ocupar a estação de bombeamento de água próxima ao acampamento da empresa, à qual responsabilizam pela contaminação de dois importantes rios da região.

A polícia agiu lançando gases lacrimogêneo e, segundo denúncias dos próprios manifestantes, também utilizou armas de fogo.

O confronto terminou com dois homens, identificados como John Salcedo e Alberto Huallpa, feridos à bala.

Integrantes de organizações e instituições locais realizam a paralisação desde segunda-feira para reivindicar a retirada dos dois muros de contenção e da unidade de óxidos da mineradora.

"São dois muros de contenção localizados nas margens dos rios Salado e Cañipa, que estão ficando contaminados. Ao mesmo tempo, a comunidade de Tintaya exige que paguem por suas terras e exige também indenização pelos danos ambientais e sociais causados pela empresa", disse o prefeito de Espinar, Oscar Mallohuanca, ao jornal El Comercio.
Ansa flash
Fonte Ansa flash 23/05/2012 ás 22h

Compartilhe

Duas pessoas ficam feridas no Peru em confronto com a polícia