Dornelles defende aumento nos níveis de investimento público para aumentar economia aquecida

Fonte Agência Senado 28/05/2012 às 18h

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) defendeu nesta segunda-feira (28) o aumento do investimento público como forma de manter a economia aquecida. Apesar de concordar com as medidas anunciadas recentemente pelo governo com esse fim, o senador disse não acreditar que elas sejam suficientes.

- Não acredito possível que nós venhamos a manter a economia aquecida somente por meio da política de crédito e fiscal voltada para o aumento de consumo de certas classes que já estão extremamente endividadas. Nós precisamos de investimento – afirmou.

O senador disse que a relação crédito/PIB no Brasil passou de 22% para quase 50% no período de um ano, considerado alto se considerada a taxa de juros existente no país. Dornelles chamou a atenção também para a situação da Caixa Econômica Federal, cujo nível de crédito estaria quase no limite definido pelo acordo internacional de supervisão bancária de Basiléia.

- A Caixa Econômica não pode, como quase um patrimônio nacional, entrar no caminho errado, sendo obrigada pelo governo federal a ser ‘socorro’.

Para o senador, o Brasil deveria ter uma meta de investimento, assim como já faz com a inflação e o superávit primário. Para atingir a meta, o caminho seria reduzir o custo e contar também com a iniciativa privada em um “grande programa de concessão de setores que representam o ponto de estrangulamento para o crescimento do país”.

Agência Senado
Fonte Agência Senado 28/05/2012 ás 18h

Compartilhe

Dornelles defende aumento nos níveis de investimento público para aumentar economia aquecida