Dormir bem é essencial para bom rendimento em corridas

Fonte FPA 07/08/2014 às 9h
São inúmeros os benefícios que uma boa noite de sono pode trazer para nós, inclusive para os atletas. Um desses benefícios é que, a reconstrução e produção do GH (o que mantém o tônus muscular, melhorando o desempenho físico) é feita durate o sono.

Sem contar que a falta de sono pode deixar o metabolismo mais lento. "Isto influencia diretamente no acúmulo de gordura e, consequentemente, no peso corporal. O aumento do peso corporal tem influência direta na performance de um atleta", explica o coordenador e professor do programa de corrida da Bio Ritmo, Ronaldo Martinelli.

Oito horas em média é o tempo ideal para a grande maioria das pessoas estarem descansadas, mas algumas pessoas tem necessidades de mais horas e outras de menos horas devido ao relógio biológico que pede mais horas para completar recuperação. O descanso deve fazer parte do treino e preparo físico do atleta que, descansado, fica muito mais preparado e com mais energia para aguentar o esforço da corrida.

Porém, alguns esportistas sofrem com a ansiedade e insônia dias antes de alguma prova importante, o que pode vir a atrapalhar o desempenho físico no dia da corrida. A personal trainer Iva Bittencourt dá algumas dicas para ter uma boa noite de sono:

*Faça um lanche leve para não acordar com fome a noite, mas evite comidas pesadas que podem atrapalhar o sono e causar pesadelos.

*Bebidas quentes como chá, ou leite com uma colher de mel são muito relaxantes, melhorando o sono.

*Um banho quente antes de deixar relaxa o músculos e desacelera o corpo, preparando-o para dormir.

*Não beba água em excesso, ou vai passar a noite indo ao banheiro fazer xixi, uma boa dica é beber mais água no inicio do dia e reduzir após as 18:00h evitando assim acordar a noite.

*Evite café e bebidas estimulantes como álcool, que podem deixar você ligadão e diminuir a qualidade do sono.
FPA
Fonte FPA 07/08/2014 ás 9h

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