Doda visita Centro Nacional de Hipismo para planejar o Athina Onassis

Fonte Ascom - Ministério do Esporte 08/04/2013 às 8h


Com vistas à realização do Athina Onassis Horse Show (AOHS) em outubro, o cavaleiro Álvaro Affonso de Miranda Neto (Doda), dono de duas medalhas olímpicas para o Brasil no salto por equipe, visitou no último sábado (06.04) o Centro Nacional de Hipismo, no Rio de Janeiro. A instalação fica localizada no Complexo Esportivo de Deodoro, que será o segundo parque olímpico dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Junto com o pai, o também cavaleiro Ricardo Miranda, e com a equipe de organizadores e técnicos do AOHS, Doda Miranda foi recebido pelos gestores do complexo esportivo, sob a responsabilidade dos ministérios do Esporte e da Defesa. Durante a manhã de sábado, a comitiva fez reunião de trabalho para integração de dados, planejamento técnico e estudos de implantação de tecnologias que serão utilizadas no evento.

Após a visita, o medalhista olímpico destacou a realização do Athina Onassis Horse Show no mesmo local que sediará as provas de hipismo nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: "Para nós é um sonho já haver uma instalação desta pronta. Estamos a praticamente três anos dos Jogos de 2016 e temos o privilégio de organizar um evento em uma arena olímpica", disse.

Segundo Doda, além de propiciar um teste na instalação olímpica, a escolha do Centro Nacional de Hipismo traz ganhos em imagem para o Athina Onassis Horse Show: "O fato de o evento ser realizado na sede dos próximos Jogos Olímpicos chama a atenção do mundo hípico e isso fará com que a procura dos cavaleiros pelo AOHS seja ainda maior, porque estarão saltando no local onde serão realizadas as provas de Salto em 2016", avaliou.

O Centro Nacional de Hipismo foi inaugurado pelo Ministério do Esporte em 2007, por ocasião dos Jogos Pan-Americanos, e fica localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, região que concentra o maior índice de população jovem da cidade. "Sempre nos preocupamos com este trabalho junto aos jovens, desde que o Athina Onassis Horse Show foi criado. Trazendo o evento para cá (Deodoro), a aproximação com a juventude acontece naturalmente", completou o atleta.

O Complexo Esportivo de Deodoro, desde o fim dos Jogos Rio 2007, vem sendo centro de treinamento em cinco diferentes modalidades (hipismo, tiro esportivo, hóquei sobre grama, pentatlo moderno e judô) e realizando centenas de eventos esportivos - mais de 250 até o momento.

Em busca de medalha
Sobre sua preparação neste triênio que antecede a competição olímpica, Doda foi enfático ao dizer que está desde agora com foco em 2016: "Os campeonatos que eu escolho para participar começam desde já visando aos Jogos Olímpicos. Poupamos os animais até cerca de um ano antes e procuramos novas montarias desde já também. Não existe motivação maior do que se preparar para os Jogos Olímpicos, ainda mais sendo em nosso país, então eu posso dizer que nunca estive tão motivado e empenhado como hoje", contou.

O cavaleiro está confiante em busca de mais pódios, desta vez em casa: "Temos a responsabilidade de honrar o apoio que a equipe nacional da modalidade está recebendo no Brasil e queremos coroar isso com o sucesso traduzido em medalhas para o País", finalizou o atleta, um dos responsáveis pelas duas primeiras medalhas do hipismo brasileiro em Jogos Olímpicos, os bronzes no Salto por equipe em Atlanta 1996 e Sydney 2000, junto com Rodrigo Pessoa, André Johannpeter e Luiz Felipe de Azevedo. A terceira foi o ouro de Rodrigo Pessoa em Atenas 2004.

Ascom - Ministério do Esporte
Fonte Ascom - Ministério do Esporte 08/04/2013 ás 8h

Compartilhe

Doda visita Centro Nacional de Hipismo para planejar o Athina Onassis