DOCTV América Latina recebe projetos de documentários

Fonte ANCINE 23/05/2013 às 17h

A 4ª edição do concurso DOCTV América Latina tem inscrições abertas até o dia 12 de julho. O programa tem como objetivo o fomento à produção de um documentário por país latino-americano, para a composição de uma carteira de filmes a ser difundida simultaneamente na Rede DOCTV de televisões públicas, presente em 16 países.

O formato de apresentação dos projetos, que devem prever a produção de documentários inéditos com 52 minutos de duração, a documentação exigida e os critérios para aceite das inscrições encontram-se no regulamento. O concurso está aberto a pessoas físicas brasileiras ou estrangeiros que comprovem residência há pelo menos 3 anos no país, e as inscrições devem ser entregues pessoalmente ou enviadas pelo correio na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – Sav/MinC, também conforme instruções contidas no regulamento.

A avaliação dos projetos será feita em 3 etapas: a primeira, com previsão de término em 2 de agosto, escolherá cinco semifinalistas de cada país da América Latina; a segunda, onde os cinco projetos de cada país serão avaliados por um júri internacional, que recomendará três finalistas; e a terceira etapa, que consiste numa sessão de pitching, onde serão avaliados critérios como criatividade, adequação de técnicas de produção à proposta do documentário, o orçamento e a viabilidade de realização nos termos do regulamento.

O prêmio para o projeto vencedor é de 70 mil dólares americanos (aproximadamente R$ 140 mil). O autor e a produtora responsável também terão garantidos 15% dos direitos patrimoniais sobre a obra, cada um - 20% dos direitos da obra serão divididos entre a Sav/MinC, a Empresa Brasil de Comunicação – EBC/TV Brasil e a Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, e 50% irão para o Fundo DOCTV América Latina.

O DOCTV América Latina é um programa de fomento à produção e teledifusão do documentário latino-americano, por iniciativa da Conferência de Autoridades Cinematográficas da Ibero-américa – CACI e da Fundação do Novo Cinema Latino-americano – FNCL, com o objetivo de estimular o intercâmbio cultural e econômico entre os povos latino-americanos. Para mais informações, acesse www.doctvlatinoamerica.org.

ANCINE
Fonte ANCINE 23/05/2013 ás 17h

Compartilhe

DOCTV América Latina recebe projetos de documentários