DNIT e Prefeitura finalizam obra de esgotamento sanitário na BR-104; Ação beneficiou mais de 50 famílias da comunidade da Barragem

Fonte Prefeitura de Lagoa Seca. 19/11/2009 às 0h
Os moradores da comunidade da Barragem, no bairro da Bela Vista em Lagoa Seca, finalmente tiveram suas reivindicações atendidas. É que foram concluídas durante o último final de semana as obras do sistema de esgotamento sanitário da localidade.

A solução estava a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) que já havia inspecionado o local e feito o projeto para dar início às obras.

O tempo de espera para o início destes serviços foi o fim do período chuvoso. Agora as equipes estão em campo fazendo o acabamento que vai por fim a meses de desconforto da população que sempre se prejudicava com o avanço da água poluída que chegava a invadir as residências próximas do local.

No inverno, a situação dos moradores era crítica porque a água transbordava e chegava a atingir mais de um metro de altura dentro das casas. “Essa área quando chovia virava uma verdadeira lagoa, muita gente perdia suas coisas e alguns vizinhos até venderam os imóveis porque não agüentaram os estragos. A obra vai amenizar muito o nosso problema porque a água das chuvas não vão mais acumular e entrar nas nossas casas”, afirmou Marinalda Silva que mora no local há cerca de 10 anos.
           
Esmeraldina Oliveira é outra moradora da Barragem. Há mais de 40 anos ela diz que sofre com o problema. Segundo a moradora, no último inverno ela perdeu grande parte do que possuía. Móveis, eletrodomésticos, colchões e alimentos são alguns exemplos do foi levado pela água. Hoje ela reconhece o valor da obra: “Esse serviço vai trazer sossego pra vida da gente. Só em não precisar mais acordar de madrugada com medo da água subir e levar as nossas coisas, é uma felicidade pra todo mundo que mora aqui, é uma riqueza”, afirmou a moradora”.

Para viabilizar os serviços, A Prefeitura Municipal providenciou um desvio por dentro da cidade e por causa disso, duas ruas tiveram o calçamento desgastado, mas a Secretaria de Infraestrutura do município já garantiu que na próxima semana começarão nas ruas Lúcio Brasileiro e Abelardo Coutinho as obras de reestruturação do calçamento que foi prejudicado.

A obra girou em torno de R$ 200 mil investidos pelo Governo Federal. Foram 20 dias de trabalho intenso realizado por mais de 30 operários para solucionar o problema de esgotamento da Barragem. A Prefeitura Municipal de Lagoa Seca vai realizar, ainda, o complemento do canal que passa por baixo das residências para dar por encerrados os transtornos que há anos vem sendo enfrentados pela população.

“Essa era uma luta antiga que tínhamos e um problema que sempre tentamos solucionar. Víamos a situação daquela localidade e sabíamos que as necessidades eram grandes. Agora finalmente eles poderão viver com mais tranqüilidade. É uma das grandes obras realizadas através da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca sempre pensando em beneficiar a população. Hoje a gente vê que os moradores estão satisfeitos com esse serviço que vai ter continuidade com o complemento do canal passando das casas para a rua”, afirmou Clayton Félix, secretário municipal de Infraestrutura.
Prefeitura de Lagoa Seca.
Fonte Prefeitura de Lagoa Seca. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

DNIT e Prefeitura finalizam obra de esgotamento sanitário na BR-104; Ação beneficiou mais de 50 famílias da comunidade da Barragem