Divulgadas empresas e histórias de sucesso de Brasília

Fonte Adrianne Rocha, gestora dos prêmios MPE Brasil e M 02/12/2009 às 17h

Mara Monteiro

O Sebrae no Distrito Federal divulgou as empresas vencedoras da etapa estadual dos Prêmios MPE Brasil e Mulher de Negócios 2009. Os prêmios estão na sua sexta edição e seus objetivos se complementam entre si. Ambos possuem seu processo de avaliação baseado nos critérios de excelência em gestão e estimulam a competitividade, fomentam o empreendedorismo e promovem a gestão pela qualidade.

Linda Lemos preside a Cooperativa Maria Flor, que há três anos nasceu da força de vontade de mães de portadores de necessidades especiais que faziam artesanato enquanto esperavam seus filhos na escola e transformaram a habilidade em fonte de renda. Atualmente, a associação reúne 22 mulheres, entre mães e filhos especiais, que confeccionam guardanapos, formas para doces e decoração para festas. Já Rosilene Rosa foi empregada doméstica e ousou sonhar. Investiu na sua paixão por gastronomia e tornou-se chef de cozinha com formação internacional. Há oito anos é proprietária da empresa Gran Buffet que possui 27 funcionários e chega a empregar 200 pessoas em dias de evento. As histórias empreendedoras de Linda e Rosilene foram as vencedoras da etapa DF do Prêmio Mulher de Negócios 2009.

O Prêmio Mulher de Negócios é uma iniciativa do Sebrae que, em parceria com a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação nacional da Qualidade FNQ, premia os relatos de mulheres cujas vidas são exemplos para outras que também querem realizar seu próprio sonho de empreendedora. Linda foi a vencedora estadual da categoria ‘Membros de Grupos de Produção Formal’ e Rosélia da categoria ‘Proprietárias de Micro e Pequenas Empresas’. Ambas seguem para disputar o reconhecimento nacional, que será divulgado em 2010.

Os nomes das vencedoras foram anunciados no último dia 25, no auditório do Espaço Cultural da Anatel, em meio a muita expectativa das oito finalistas. Na mesma noite foram divulgados os vencedores do Prêmio MPE Brasil 2009, reconhecimento de esforços, iniciativas e ações empreendedoras de micro e pequenas empresas que demonstram excelência na prática de gestão como fator de competitividade e sustentabilidade. O prêmio é concedido pela parceria entre Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

 Entre os 13 finalistas do DF do Prêmio MPE Brasil, a vencedora na categoria ‘Comércio’ foi a empresa Móveis Vegas, na categoria ‘Serviço de Saúde’ o prêmio foi para o Instituto Agilitá de Psicologia, em ‘Serviço de Educação’ o premiado foi o Centro de Educação Nery Lacerda e na categoria ‘Serviços’ duas empresas conquistaram o prêmio: a Boobambu Academia da Criança e Pix Solutions.

O proprietário do Centro de Educação Neri Lacerda, Reginaldo Lacerda, contou que abriu as portas da sua empresa há cinco anos, com 26 alunos e seis profissionais. Hoje são 336 alunos e 48 funcionários. “Temos nossa imagem reconhecida e fortalecida com este prêmio, que também nos motiva a superar os desafios, que não são poucos”, disse.

O palestrante Fabiano Brum anunciou os ganhadores e conduziu o evento traduzindo músicas populares brasileiras em critérios de boas práticas de gestão. De acordo com a gestora dos prêmios no Sebrae no DF, Adrianne Rocha, as empresas vencedoras se tornam referência de competitividade no Distrito Federal. Adrianne contou que em 2009 o DF superou as expectativas de inscrições, com 473 no prêmio MPE Brasil e 110 no prêmio Mulher de Negócios.

“Queremos atingir novos recordes de inscrições em 2010 para que as empresas priorizem a qualidade para serem competitivas, contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso país”, declarou a diretora do Sebrae no DF, Maria Eulalia Franco.

Os empresários vencedores receberam certificado, troféu e um selo empresarial para ser usado durante um ano e disputam o reconhecimento nacional dos prêmios. Os vencedores da etapa estadual do MPE Brasil ainda receberam um relatório de gestão com pontos fortes e oportunidades de melhoria, que pode ser usado a favor do crescimento dos negócios.

Serviço: Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800 www.df.sebrae.com.br

Adrianne Rocha, gestora dos prêmios MPE Brasil e M
Fonte Adrianne Rocha, gestora dos prêmios MPE Brasil e M 02/12/2009 ás 17h

Compartilhe

Divulgadas empresas e histórias de sucesso de Brasília