Divulgada a programação do 1º Seminário Internacional sobre Mediação

Fonte Ampla Comunicação 23/03/2013 às 11h

Entre os dias 11 e 12 de abril, Belo Horizonte será a capital mundial da mediação. Isso porque, a cidade recebe nesses dias o 1º Seminário Internacional sobre Mediação, evento que conta com a participação do Tribunal de Justiça do Estado de Minas (TJ-MG), do Governo de Minas e de grandes autoridades e especialistas na área do Brasil e do mundo.

O evento, uma realização da Estação do Saber e do Centro Pedagógico da UFMG, tem como objetivo despertar e sensibilizar a sociedade para a importância da experiência da mediação em seus vários contextos, como nos âmbitos comunitário, familiar, judicial, escolar e empresarial. Além de esclarecer o que é mediação e o que dela se espera na contemporaneidade.

De acordo com a psicanalista, mediadora e coordenadora do Núcleo de Mediação da Estação do Saber, Rita Andréa Guimarães Carvalho Pereira, a mediação, tem o objetivo de contribuir de forma amigável na solução de conflitos nas várias organizações da sociedade “Já muito utilizado na Europa e na Argentina, a mediação, transdisciplinar por sua natureza, nas empresas, escolas e outras instituições, vem ganhando espaço no Brasil como forma de ajudar as partes a enxergarem de outras maneiras o conflito, esta desconstrução possibilita a manutenção de vínculos e facilita aos atores do mesmo uma forma mais autônoma e consensual em relação à resolução do mesmo”, afirma Rita, que também é membro da comissão cientifica e uma das organizadoras do seminário.

A psicanalista, sócia diretora da Estação do Saber, membro da comissão cientifica e uma das organizadoras do evento, Júlia Ramalho Pinto, acredita que “o seminário será um ótimo momento para debater de forma multidisciplinar e ampliada o tema da mediação. É um convite para que diversos atores sociais e instituições possam tecer e construir um pouco mais sobre este campo de conhecimento ainda tão novo”, explica Júlia.

O 1º Seminário Internacional sobre Mediação é dirigido aos gestores, estudantes e professores dos cursos de Direito, Educação, Assistência Social e Psicologia, que atuam em escolas, empresas, no Judiciário ou com famílias. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas a partir do site www.fundep.ufmg.br.

O evento tem em sua comissão cientifica e organizadora a psicanalista e coach Júlia Ramalho-Pinto; a psicanalista e mediadora Rita Andréa Guimarães Caravalho Pereira; a educadora e gestora educacional Tânia Margarida Lima Costa, a psicóloga Fernanda Campos e o educador Jason Isnard. E conta com apoio do Governo de Minas Gerais, TJ-MG, da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais (OAB-MG), do Instituto Brasileiro de Direito de Família – seção Minas Gerais (IDBFAM-MG) e do Institut Universitaire Kurt Bösh (Suíça).

Confira a programação do 1º Seminário Internacional sobre Mediação:

· 1º Dia: 11/04/2013

9h – Abertura do evento ‘Mediação: Um novo paradigma’. Autoridades e convidados: Desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, Presidente do Egrégio TJMG; s; Desembargador Jose Antonino Baia Borges, 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça; Desembargador Manuel Bravo Saramago, 3º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça; Desembargador José Fernandes Filho, Presidente do Conselho de Gestão e Supervisão dos Juizados Especiai Desembargador Márcio Flávio Salem Vidigal, Vice Corregedor e Gestor do Núcleo de conciliação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG); Ana Lucia Gazzola, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais; Luiz Cláudio Chaves, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - secção MG); Rômulo de Carvalho Ferraz, Secretário de Estado de Defesa Social; Clélio Campolina, Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

10h – Palestra ‘O que é mediação?’. Com Gabriela Jablkowsi, Diretora da Diplomatura Universitária en Mediación y Negociação do Instituto Universitaire Kurt Bosh, em Buenos Aires.

14h – Palestra ‘Mediação: um convite à ética’. Com Augusta Cristina de Souza Novaes, Mestre em Literatura de Língua Portuguesa, bacharel em filosofia e articulista da Revista Filosofia Ciência e Vida;

Palestra ‘Mediação: um convite à escuta’. Com Rita Andréa Guimarães Carvalho Pereira, psicanalista, mediadora, colaboradora acadêmica do Instituto Universitaire Kurt Bosh, em Buenos Aires e Coordenadora do Núcleo de Mediação da Estação do Saber – MG.

15h – Palestra ‘Mediação e instituições’. Participantes: Gregorio Assagra de Almeida, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) (de 2008-2011); Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, Defensora Pública e mediadora de conflitos; Ana Luiza Isoldi, mediadora; Desembargador José Tarcísio de Almeida Melo, 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça.

17h – Palestra ‘Medição e comunidades’. Participantes: José Luiz Quadros, Procurador geral e Coordenador de projeto do programa Pólos de Cidadania da UFMG; Flávia Vieira de Resende, advogada, mediadora de conflitos e membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-MG; Ronan Ramos Junior, advogado e mediador; Fernanda Otoni de Barros Briset, psicóloga, coordenadora da comissão do CIEN do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de MG e coordenadora do programa PAI-PJ – Tribunal de justiça de Minas Gerais.

18h – Palestra ‘Mediação e Políticas Publicas’. Participantes: Anderson Alcântara Silva Melo, Delegado de Polícia do 3º Departamento de Polícia Civil; Genedempsey Bicalho Cruz, Secretário Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial de Belo Horizonte (MG); Ariane Gontijo Lopes Leandro, mediadora e Diretora do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais.

20h – Lançamento do livro “A vida não é Justa”, de Andréa Pachá, Juíza da 1ª Vara de Família de Petrópolis (RJ).

· 2º Dia: 12/04/2013

8h – Palestra ‘Mediação e Educação’. Participantes: Maria Sueli Pires, Secretaria Adjunta do Estado de Educação de Minas Gerais; Claudia Costin, Secretaria Municipal do Estado de Educação do Rio de Janeiro; Adriana Sena Orsini, Juíza do Trabalho da 35ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho de Belo Horizonte; Clélia Márcia Costa de Andrade, membro do projeto Integrado de Prevenção e Atendimento às Situações de Conflito e Violência nas Escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte; Gabriela Jablkowsi, Coordenadora pedagógica do Institut Universitaire Kurt Bösch; Tânia Margarida Costa, Diretora do Centro Pedagógico da UFMG.

9h – Palestra ‘Mediação, ainda é tempo!’. Participantes: Vanja Borges, Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Regional de Jacarepaguá (RJ); João Delfim Nades, Jurídico do Sistema Penal do Rio de Janeiro, coordena o Projeto Vida de Saúde Integral e Cidadania.

10h - 11º Encontro de Twitteiros de Culturais de Belo Horizonte (ETC_BH), com o tem ‘Mediação, educação e redes sociais’. Participantes: a psicóloga e curadora do ETC_BH, Júlia Ramalho Pinto, do Doutor em História da Ciência e curador do ETC-SP, José Luiz Goldfarb; da secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin e do assessor chefe de comunicação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Marcílio Lana. O encontro será mediado pelo jornalista e radialista da Rádio CBN, Marcelo Guedes.

14h – Palestra ‘Arbitragem, conciliação, mediação’. Participantes: Francisco Maia Neto, membro da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB; Martha Halfeld Furtado, Juíza do Tribunal Regional do Trabalho;

15h – Palestra ‘Mediação e família’. Participantes: Gildo Alves Filho, Juiz Titular da 8ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Manaus (AM); Andréa Pachá, Juíza da 1ª Vara de Família de Petrópolis (RJ); Giselle Groeninga, Diretora Nacional de Relações Interdisciplinares do IBDFAM e Vice-presidente da International Society of Family Law; Desembargador Newton Teixeira Carvalho, Pró-reitor de pesquisa na Escola Superior Dom Hélder Câmara; Fernanda Maria de Araújo Lima, advogada e mediadora.

17h – Palestra ‘Aprendendo a mediar cedo: os casos de mediação nas escolas da Argentina’. Com Gabriela Jablkowsi, Diretora da Diplomatura Universitária en Mediación y Negociação do Instituto Universitaire Kurt Bosh, em Buenos Aires.

1º Seminário Internacional sobre Mediação

Dia: 11 e 12 de abril de 2013

Onde: Auditório da Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100 - Centro)

Inscrições: FUNDEP - www.fundep.ufmg.br

Informações: (31) 2551-7663/3409-5182/3409-5183 ou seminariointernacionalmediacao@gmail.com

Ampla Comunicação
Fonte Ampla Comunicação 23/03/2013 ás 11h

Compartilhe

Divulgada a programação do 1º Seminário Internacional sobre Mediação