Desertificação reúne técnicos na PB

Fonte Ascom - MMA 30/05/2012 às 16h

Representantes do governo e sociedade civil envolvidos nas discussões sobre seca e desertificação participam, até a próxima sexta-feira (01/06), na sede do Instituto Nacional do Semiarido (Insa), em Campina Grande (PB), da 4ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Combate à Desertificação. O encontro resultará na elaboração do documento Ações Estratégicas para Convivência com o Semiárido e o Enfrentamento da Seca, com propostas de combate à desertificação e iniciativas socioambientais sustentáveis estruturantes para otimizar e priorizar recursos para a área.

A abertura acontece nesta quarta-feira (30/05) às 18h, com a formação da mesa de debates e atividades culturais. Na dia seguinte, o foco das discussões será a elaboração de ações estratégicas para convivência com o semiárido e o enfrentamento da seca. O evento reúne representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ministérios do Meio Ambiente e Integração Nacional e da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD). Na ocasião haverá a apresentação de diagnósticos e previsões para o combate à seca.

No último dia de debates serão propostas ações emergências de mitigação, adaptativas e estruturantes para o enfrentamento dos efeitos da seca, especialmente, a que ocorre na atualidade em todo o serão nordestino, formas de integração de esforços e concertação de pactos e sinergias. Também será elaborada uma carta com demandas do setor para ser entregue na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), que acontece de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

POLÍTICA NACIONAL

Vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD) é um órgão consultivo criado em 2008 com a finalidade deliberar sobre a implementação da política nacional de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca, em articulação com as demais políticas setoriais.

A comissão também é responsável pela elaboração de programas, projetos e promoção da articulação da Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca com o planejamento em âmbito nacional, regional, estadual e municipal. Também orienta, acompanha e avalia a implementação dos compromissos assumidos pelo Brasil junto à Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (UNCCD).

Mais informações sobre o evento do site: http://www.insa.gov.br

Ascom - MMA
Fonte Ascom - MMA 30/05/2012 ás 16h

Compartilhe

Desertificação reúne técnicos na PB