Desertificação no Piauí é tema do Semiárido em Foco desta semana

Fonte Ascom do Insa 17/05/2013 às 9h
Analisar as áreas suscetíveis à desertificação no Piauí utilizando imagens de satélite e índices climáticos extremos é o tema da palestra do Semiárido em Foco desta sexta-feira (17), que será realizada pelo professor Carlos Antonio Costa dos Santos, da Universidade federal de Campina Grande (UFCG).

 

Na ocasião, serão apresentados os resultados preliminares de um projeto realizado no Núcleo de Desertificação de Gilbués (PI), desde 2010. Por meio da utilização de imagens dos satélites Landsat, AVHRR e Modis, a pesquisa busca obter a evolução temporal e espacial das áreas suscetíveis à desertificação, assim como identificar novas áreas propensas a este processo; calcular os índices de extremos climáticos com base no volume diário de chuvas; analisar, através de técnicas de sensoriamento remoto, parâmetros indicativos do estágio de ocupação do solo, tais como: albedo (razão entre a radiação solar refletida pela superfície e a incidente), índices de vegetação, temperatura da superfície, balanço de radiação e fração evaporativa; e, por fim, correlacionar os índices de extremos climáticos com os produtos obtidos, visando identificar os possíveis efeitos destes eventos climáticos nas áreas susceptíveis à desertificação.

O tema e a metodologia do projeto são de grande relevância para o Semiárido brasileiro por permitir identificar a distribuição espacial e temporal dos parâmetros da superfície para as áreas estudadas e contribuir para entender como se comportam em áreas susceptíveis à desertificação. Além disto, com os produtos derivados das técnicas de sensoriamento remoto será possível comparar áreas degradadas e preservadas entre si. A obtenção dos índices de extremos climáticos permite apontar, através das tendências encontradas, se a componente climática irá ou não intensificar o processo de desertificação na região semiárida brasileira.

As atividades do Semiárido em Foco são promovidas pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) e abertas ao público. Acontecem todas as sextas-feiras, na sede do instituto em Campina Grande, a partir das 14h.

Leia mais.

 

 

Ascom do Insa
Fonte Ascom do Insa 17/05/2013 ás 9h

Compartilhe

Desertificação no Piauí é tema do Semiárido em Foco desta semana