Desemprego atinge menor nível desde dezembro de 2008, revela IBGE

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país – Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Recife – ficou em 7,7% em setembro. O resultado é inferior ao registrado no mês anterior, quando a taxa havia sido de 8,1%, e representa o menor patamar desde dezembro do ano passado (6,8%).

Já em relação ao mesmo período de 2008 (7,7%), o índice ficou estável. Os dados foram divulgados hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da Pesquisa Mensal de Emprego.

Segundo o levantamento, o rendimento médio dos trabalhadores ocupados aumentou 0,6% em relação ao de agosto e chegou a R$ 1.346,70 em setembro. Na comparação com igual período do ano passado, o crescimento foi de 1,9%.

De acordo com o documento do IBGE, o contingente de desocupados caiu 4,8% de agosto para setembro, somando 1,8 milhão de pessoas. Em setembro havia 90 mil pessoas a menos nessa condição. Já em relação a setembro de 2008, o panorama não sofreu alteração. A população empregada representou 21,5 milhões e ficou estável nos dois tipos de comparação.

Entre os grupamentos de atividade, o setor que mais contratou na passagem de um mês para o outro foi outros serviços (alojamento, transporte, limpeza urbana e serviços pessoais), que teve alta de 2,6% no total de ocupados. Em relação aos dados de setembro de 2008, a única alteração considerada significativa pelos técnicos do IBGE foi a registrada em educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social. Nesse setor, houve expansão de 3,5% na oferta de vagas no período.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Desemprego atinge menor nível desde dezembro de 2008, revela IBGE