Deputados e senadores visitam o Estádio Nacional de Brasília no início da tarde

Fonte Agência Brasil 16/04/2013 às 14h

Brasília – Parlamentares das comissões técnicas da Câmara dos Deputados e do Senado relacionadas à área de turismo vão visitar hoje (16), às 13h30, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, para conferir o andamento das obras com vistas à Copa das Confederações, em junho deste ano, e à Copa do Mundo de 2014. O Comitê Organizador Local da Copa informou que não será permitida a cobertura da imprensa.

A decisão foi tomada pelos colegiados – a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado e a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara - depois que o governo do Distrito Federal (GDF) anunciou ontem o adiamento da inauguração do estádio de 21 de abril, como estava previsto, para 18 de maio próximo.

A comissão da Câmara, presidida pelo deputado Romário (PSB-RJ), informou que 21 parlamentares estão relacionados para a visita, Já a comissão do Senado, presidida pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), tem quatro integrantes confirmados para visitar o estádio. Depois, às 16 horas, os parlamentares irão ao Aeroporto Internacional de Brasília, também para vistoriar preparativos para as duas competições internacionais de futebol.

A inauguração do Estádio Nacional de Brasília deveria coincidir com o aniversário da cidade, no dia 21 deste mês, mas ontem o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Cláudio Monteiro, informou que uma avaliação dos fornecedores do gramado indicou que haveria riscos irreversíveis ao campo se a grama fosse instalada nos próximos dias. O motivo, segundo explicou, é que serviços como terraplenagem, drenagem de campo e execução de tubos coletores de água, que antecedem o plantio do gramado, estão sendo prejudicados pelas chuvas.

A previsão agora é que o gramado seja instalado até o fim de abril. Segundo Cláudio Monteiro, as obras estão 96% concluídas e, até o próximo domingo (21), deverá terminar a colocação das cadeiras e, com exceção do gramado, tudo estará praticamente pronto até o dia 21, restando apenas ajustes que são normais em todas as arenas.

Com o adiamento, o GDF pretende inaugurar o estádio com a final do Campeonato Brasiliense de Futebol (Candangão 2013), no dia 18 de maio, em evento para até 30 mil torcedores e participação da cantora Elza Soares cantando o hino nacional. A artista foi companheira de Mané Garrincha por 17 anos. Já o jogo entre Santos x Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, está mantido como evento-teste para 26 de maio.

Se o Brasília Futebol Clube ganhar também o segundo turnos (já venceu o primeiro turno) e não houver uma final no dia 18 de maio, o GDF vai convidar outro campeão - o atual campeão brasileiro ou o campeão carioca, por exemplo - para colocar as faixas no Brasília, de acordo com o secretário da Copa. O Estádio Nacional de Brasília receberá a partida inaugural da Copa das Confederações, entre Brasil x Japão, em 15 de junho de 2013, e em 2014 sete partidas da Copa do Mundo serão disputadas no local.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 16/04/2013 ás 14h

Compartilhe

Deputados e senadores visitam o Estádio Nacional de Brasília no início da tarde