Delegações dos EUA, da Alemanha e da Noruega discutem parcerias

Fonte Imprensa Unicamp 11/05/2013 às 21h

Durante a tarde da última quinta-feira (9) a Unicamp recebeu uma delegação da Chancelaria do Estado Bavário, da Alemanha, que procurou a universidade para discutir a possibilidade de parceria. As professoras Angela Maria de Moraes e Anne Hélène Fostier, ambas assessoras da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), recepcionaram e conduziram uma apresentação da universidade aos visitantes. A comitiva representava todas as instituições de ensino do estado alemão da Baviera e veio com o intuito de conversar sobre a possibilidade do intercâmbio de pesquisa e pessoal entre às universidade alemãs de München e Ingolstadt e a Unicamp pelo programa Ciência sem Fronteiras.

A delegação foi composta por 19 pessoas de diversos setores do estado bavário na Alemanha e no Brasil: Barthelmäs Birgit (Diretora governamental), Sandra Brandt (Diretora governamental), Herbert Daschiel (Conselheiro de Construção Civil), Matthias Egerer (Conselheiro Superior Governamental), Uwe Fritsch (Diretor Governamental de Construção Civil), Kai Glatter (Encarregado administrativo), Stefan Heilmann (Juiz do Tribunal Distrital), Michael Luber (Conselheiro Superior Governamental), Mathias Marschall (Professor Sênior), Stefan Müller (Diretor Superior Governamental), Tobias Müller (Conselheiro Superior Governamental), Christiane Nischler-Leibl (Diretora governamental), Florian Roger (Conselheiro Superior de Construção Civil), Johann Schwaiger (Conselheiro Superior Governamental), Harald Simböck (Juiz do Tribunal de Finanças), Christian Webert (Conselheiro Superior de Silvicultura), Katrin Weidemann (Pastora), Peer Frieß (Gerente do curso de gestão pública), Martin Langewellpott (Representante do Estado da Baviera no Brasil).

O Estado Livre da Baviera é um dos dezesseis estados federais da Alemanha, localizado na região sudeste do país. Geograficamente é o maior estado da Alemanha e o segundo mais populoso.


M
inistério da Educação da Noruega
Ainda na quinta-feira (9), a Unicamp recebeu Olve Sorensen, representante do Ministério de Educação da Noruega. Foi recebido pela professora Anne Hélène (Cori). A discussão girou sobre o interesse da Noruega em estabelecer uma parceria em termos de pesquisa e intercâmbio com o Brasil.

Na atualidade, quase 10 mil estudantes estrangeiros estão inscritos em cursos de ensino superior na Noruega. Os estudantes internacionais podem se candidatar a uma variedade de programas acadêmicos em nível de licenciatura e pós-graduação.


Conselho Universitário Americano
Na quarta-feira (8), Kirsten Brecht, foi a vez do vice-presidente do Conselho Americano de Educação Internacional, dos EUA, visitar a Unicamp, procurando estabelecer um acordo bilateral entre os Conselhos Americanos e a universidade, foi recebida pela assessora Angela Maria de Moraes, da Cori, na sala de reuniões da Reitoria.

A ideia da visita foi desenvolver um acordo de troca entre estudantes, professores e pesquisadores brasileiros e norte-americanos, bem como discutir uma parceria em desenvolvimento científico-tecnológico, inovação e de proficiência em Inglês para essa comunidade acadêmica.

Imprensa Unicamp
Fonte Imprensa Unicamp 11/05/2013 ás 21h

Compartilhe

Delegações dos EUA, da Alemanha e da Noruega discutem parcerias