Definida a equipe da maratona aquática que representará o Brasil no Mundial de Barcelona

Fonte Ascom - Ministério do Esporte* 25/02/2013 às 21h

Definida a equipe da maratona aquática que representará o Brasil no Mundial de Barcelona

A seleção brasileira que disputará o Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona na maratona aquática já está definida. No último fim de semana, durante a segunda etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade, em Santa Catarina, os atletas Luis Arapiraca, Samuel de Bona, Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha garantiram as quatro vagas da equipe que representará o país na prova dos 5 km em julho na Espanha. Com exceção de Samuel, todos os atletas que alcançaram uma vaga na competição são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

O atleta Luis Arapiraca garantiu a vaga no mundial ao terminar a prova com o menor tempo entre os brasileiros, com a marca de 57m17. Arapiraca, que também disputa provas na natação, terá ainda a chance de buscar uma vaga para o Mundial em sua segunda modalidade. Samuel de Bona terminou a prova com o tempo de 57m19, obtendo a segunda vaga.

No feminino, as brasileiras Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha aparecem como uma das favoritas ao pódio em Barcelona. As atletas também representarão o país nos 10 km, que é a prova olímpica, ao lado de Allan do Carmo e Diogo Villarinho, que buscam o título no masculino. Nesta prova, calssificaram-se os brasileiros mais bem colocados na Maratona Internacional de Santos, realizada em janeiro. Para a terceira prova, a de 25 km, o Brasil não realiza seletiva. É dada aos integrantes da prova de 10 km a prioridade de escolha caso queiram participar da disputa. Ana Marcela, que foi campeã nesta distância no Mundial de Xangai em 2011, será a provável representante brasileira na competição.

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro teve ainda os atletas Diogo Villarinho (57m22) e Betina Lorscheitter (1h01m41) no terceiro lugar do masculino e do feminino. Além dos 5 km, 10 km e 25 km, o Mundial de Esportes Aquáticos da Federação Internacional tem desde 2009 a prova de equipes, que é um revezamento composto por dois homens e uma mulher. O departamento de maratonas aquáticas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) ainda definirá a participação brasileira na última prova após consulta aos técnicos e atletas.

*Com informações da CBDA

 

Ascom - Ministério do Esporte*
Fonte Ascom - Ministério do Esporte* 25/02/2013 ás 21h

Compartilhe

Definida a equipe da maratona aquática que representará o Brasil no Mundial de Barcelona