Deepak Chopra fala sobre o futuroa da medicina e relação entre bem-estar e felicidade

Fonte CDI Comunicação Corporativa 26/05/2012 às 23h
Maior nome da medicina alternativa mundial, médico indiano foi destaque no painel de debates do Fórum de Saúde e Bem-Estar. “Corpo é um processo”.
  Dinheiro traz felicidade? É possível combinar a rotina moderna e qualidade de vida? O que esperar da Medicina para os próximos anos? Essas e outras questões foram abordadas pelo endocrinologista indiano radicado nos EUA DEEPAK CHOPRA, na primeira edição do FÓRUM DE SAÚDE E BEM-ESTAR, evento do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais que acontece esse fim de semana em Campinas, SP.

Dinheiro traz felicidade?

“Precisamos entender que o dinheiro é apenas um instrumento pelo qual negociamos valores e negociamos energia. É um meio, não um fim. O dinheiro compra apenas coisas perecíveis, como comida, aparelhos, roupas. Mas essas coisas são perecíveis, perdem valor, e isso pode ser destrutivo. Quando há degeneração dos valores da sociedade, há riscos iminentes, como drogas, violência, doenças e outros problemas. Se você tiver pouco dinheiro, pode não conseguir ter qualidade de vida, por não ter acesso a mais recursos. Mas ter muito dinheiro também pode prejudicar a qualidade de vida, pois mantê-lo toma todo o seu tempo, sua atenção e suas energias. É preciso haver equilíbrio.”

Como administrar o tempo para conciliar a pressão e o estresse do modo de vida moderno a uma vida saudável?

“Essa pergunta, na verdade, vem de uma sensação de vitimização, de se sentir vítima do trabalho, vítima da responsabilidade, vítima da pressão. Mas isso não deve ser encarado dessa forma. É preciso encarar os obstáculos como oportunidades. A vida é sua, o tempo é seu, você faz o que quiser com ele. É preciso saber criar tempo. Não podemos fazer todas as coisas ao mesmo tempo. Se você está checando seu email e conversando comigo ao mesmo tempo, você não está fazendo nenhuma das duas coisas. Não seja uma vítima, seja um criador.”

O modelo capitalista atual é um obstáculo ao bem-estar?

“O capitalismo é uma ótima ideia, um modelo bom, justo e beneficia a inovação e a qualidade de produtos e serviços. Mas nos últimos anos esse modelo tem apontado para um caminho arriscado, corompido pela corrupção, mercado especulativo e monetarização. Precisamos de um novo marco para o capitalismo, e um caminho é apostar no bem-estar.”

O que esperar da Medicina para os próximos anos?

“O futuro da saúde e bem-estar envolve, necessariamente, mente e corpo, quem somos e como nos relacionamos. O corpo é um processo, não uma estrutura. Seu bem-estar está ligado ao bem-estar da sua comunidade, do seu país, ao bem-estar de todo o planeta. O futuro aponta para biotecnolgia, nanotecnologia, farmacogenética, avanços em células-tronco e clonagem e na chamada medicina personalizada, além da utilização cada vez maior de substâncias naturais.”

Qual o significado da vida?

“O sentido da vida é a progressiva expansão da felicidade, da criatividade. É podermos perceber que somos apenas instrumento para a evolução do cosmos e da vida. E a maneira de expressarmos nossa criatividade é a forma de se conectar a essa evolução.”

 

SOBRE O LIDE - Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui oito anos de atuação. Atualmente tem 922 empresas filiadas (com os braços regionais e internacionais), que representam 47% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

CDI Comunicação Corporativa
Fonte CDI Comunicação Corporativa 26/05/2012 ás 23h

Compartilhe

Deepak Chopra fala sobre o futuroa da medicina e relação entre bem-estar e felicidade