Decreto institui Operação Arco Verde para controlar desmatamento na Amazônia Legal

Fonte Agência Brasil. 19/11/2009 às 0h
Decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União de hoje (13) institui a Operação Arco Verde. O projeto faz parte do plano de ação do governo federal para prevenir e controlar o desmatamento ilegal na Amazônia Legal.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Cabral, que coordena a operação, o decreto vem dar segurança na complementação das 2.200 ações já em execução em 43 municípios considerados prioritários.

A proposta é desenvolver a região dentro de uma política que propõe a mudança do modelo econômico, aumentando a eficiência e a sustentabilidade de áreas já desmatadas. O trabalho integrado envolve vários órgãos da administração federal, num mutirão que percorreu até o momento 25 mil quilômetros para conscientizar governos locais, lideranças comunitárias, sindicatos de trabalhadores e iniciativa privada.

Na opinião de Paulo Guilherme, governos e lideranças já perceberam que só têm a ganhar com a mudança, que propõe também o ordenamento fundiário e a regularização dos imóveis rurais e das cadeias produtivas nesses municípios. As obras em andamento aproveitam a mão de obra local. A mudança do modelo é apoiada pelo governo federal com linhas de crédito e tratamento prioritário.
Agência Brasil.
Fonte Agência Brasil. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Decreto institui Operação Arco Verde para controlar desmatamento na Amazônia Legal