Debate Finep discute a preservação de acervos televisivos

Fonte Ascom da Finep 22/05/2013 às 14h
 
 
Mais uma edição do Debate Finep 2013 acontece nesta quinta-feira (23), desta vez com o tema “Mudanças tecnológicas e a preservação de acervos televisivos”. O evento, no Rio de Janeiro, começa às 10h. A entrada é gratuita e aberta ao público.

 

Os palestrantes serão o gerente de Documentação e Memória da Fundação Padre Anchieta, Teder Muniz Morás, e a gerente executiva de Acervo e Conhecimento da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Lacy Barca. A EBC recebeu um acervo das televisões públicas que soma 40 mil horas de programas de vídeo e áudio, e a Fundação Padre Anchieta é responsável pelos acervos da TV Cultura, emissora de televisão de sinal aberto, da TV Rá-Tim-Bum, canal a cabo por assinatura, e das emissoras de rádio Cultura AM e Cultura FM.

O acervo televisivo brasileiro começa na década de 1950 e desde então ocorreram inúmeras mudanças tecnológicas. “Há hoje, no Brasil, muitas horas de programas gravados guardados e, para sabermos o que há nos acervos, é preciso converter aquela tecnologia antiga”,explica a assessora da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) Maria Sylvia Derenusson. “Antigamente usava-se, por exemplo, o rolo de fita, e agora é necessário um instrumento que leia os rolos. Isso é algo complexo. Os meios de comunicação que usam esse tipo de arquivo lidam com a questão de como recuperar os acervos antigos.”

O objetivo do debate é discutir de que forma é possível recuperar acervos televisivos e como funciona a tecnologia capaz de resgatar uma mídia com décadas de existência.

O evento é realizado no Espaço Finep – Praia do Flamengo, 200, pilotis (próximo à Estação Largo do Machado, do Metrô).

 

 

Ascom da Finep
Fonte Ascom da Finep 22/05/2013 ás 14h

Compartilhe

Debate Finep discute a preservação de acervos televisivos