Davutoglu é o novo primeiro-ministro da Turquia

Fonte ANSA 21/08/2014 às 20h

Ministro do Exterior substituirá Recep Tayyip Erdogan

21 Agosto, 15:52•ANCARA•ZGT

(ANSA) - O atual ministro do Exterior do Turquia, Ahmet Davutoglu, foi escolhido como primeiro-ministro e líder do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco).



Ele sucederá Recep Tayyip Erdogan, que foi eleito presidente do país no último dia 10. O Parlamento turco tem maioria absoluta de representantes do partido do governo.



A designação de Davutoglu para o cargo, amplamente prevista e esperada, foi anunciada por Erdogan em discurso transmitido pela televisão do país. O premier, um dos mais fieis colaboradores do novo presidente, aceitará formalmente o cargo no dia 27 de agosto. Ele assumiu o cargo de ministro em 2009.



Erdogan tem orientação islâmica e conservadora e ocupa o cargo de chefe de governo há 12 anos. A decisão de concorrer na primeira votação direta para chefe de Estado - que antes era escolhido pelo Congresso - teve o objetivo de aumentar seu poder no país.



Desde que oficializou sua candidatura, no início de julho, o primeiro-ministro sempre foi considerado franco favorito para vencer o pleito, apesar de acusações de autoritarismo e corrupção. A sua meta declarada é permanecer na Presidência até 2023, quando ocorrem os 100 anos da fundação da República da Turquia por Kemal Ataturk.



Apesar de sua força quase imbatível, a oposição turca apresentou uma queixa formal à Suprema Corte de Apelações de Ancara contra a eleição de Erdogan. Na denúncia, o deputado social-democrata Attilla Kart aponta que o primeiro-ministro deveria ter renunciado assim que foi declarado vencedor das eleições presidenciais. (ANSA)
ANSA
Fonte ANSA 21/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Davutoglu é o novo primeiro-ministro da Turquia