"Dança Cariri: estreitando laços", no Norte e Nordeste

Fonte FUNARTE 10/05/2013 às 20h

Projeto contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012 fará vinte apresentações, nas duas regiões brasileiras

 A cidade de São Luiz, no Maranhão, é a primeira a receber o Projeto Dança Cariri: Estreitando Laços, da Alysson Amancio Companhia de Dança, grupo de dança contemporânea de Juazeiro do Norte, interior sul do Ceará. A companhia apresenta o espetáculo Boa noite, Cinderela, nos dias 11 e 12 de maio, às 20h, no Teatro Alcione Nazareth, com entrada franca. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012.

A companhia, que desde 2006 vem atuando continuamente em diversas ações formativas e produções artísticas no Ceará, vai fazer um total de 20 apresentações e dez oficinas, percorrendo as cidades de Macapá, Belém, São Luiz, Teresina, Natal, João Pessoa, Campina Grande, Natal, Maceió, Recife e Salvador.

O espetáculo Boa noite, Cinderela, é o mais recente trabalho da Alysson Amancio Companhia de Dança que estreou em maio de 2012. A produção busca refletir comportamentos como desprezos, falsidades, traições, decepções, para questionar por onde anda o amor, a amizade e a delicadeza na contemporaneidade. Boa noite, Cinderela provoca essas questões nos espectadores.

Uma oficina de dança contemporânea será ministrada pelo diretor e coreógrafo Alysson Amancio, destinada a bailarinos e professores locais e também aos integrantes do grupo. A proposta é a interação direta entre os participantes, objetivando o estreitamento de laços e o prolongamento destas relações.

“Circular com um espetáculo de dança ainda é algo bastante caro no Brasil. A escolha das cidades supracitadas para a primeira turnê nacional da companhia deve-se ao fato de que, apesar destes estados serem relativamente próximos, lamentavelmente, ainda ocorre um desconhecimento das produções criadas nestas regiões e a reciprocidade disto”, afirma o coreógrafo Alysson Amancio. Ele conta que, muitas vezes, no interior do Ceará, público e profissionais da dança têm mais acesso às produções cariocas e paulistanas do que às criações nordestinas e nortistas.

As datas das demais apresentações da companhia com o espetáculo e a oficina do projeto Dança Cariri: Estreitando Laços, pelas demais cidades do Norte e Nordeste, ainda estão sendo agendadas. Mais informações podem ser obtidas com o coreógrafo Alysson Amancio, pelo endereço eletrônico alyssonamancio@hotmail.com ou pelo telefone (88) 9985 6324.

Dança Cariri: Estreitando Laços

  • Boa noite, CinderelaEspetáculo de dança contemporânea

Sábado, 11 de maio, às 20hTeatro Alcione Nazareth
São Luis (MA)
Entrada franca.

Sinopse:
Somos criados para acreditar no sonho, no príncipe encantado, no mundo perfeito, no final feliz. Paulatinamente, nos afastamos da doçura e ingenuidade dos contos de fadas, sendo devorados pelas brutalidades cotidianas. Percebemos que a vida é dura e para sobreviver é preciso também enrijecer-se.
Desprezos, falsidades, traições, crimes bárbaros. Cada vez mais nos decepcionamos com alguns seres humanos. Por onde anda o amor, a amizade e a delicadeza na contemporaneidade? Boa noite, Cinderela provoca essas questões nos espectadores. A afetividade está fadada à extinção?

Ficha Técnica:
Direção, dramaturgia e coreografia: Alysson Amancio
Intérpretes-criadores: Adriano Modesto, Aline Souza, Faeina Jorge, Kelyenne Maia, Luciana Araujo, Lucivânia Lima, Michele Santos, Rosilene Diniz
Pesquisa musical, cabelo e maquiagem: Aline Sousa e Alysson Amancio
Figurino: Ariane Morais
Ensaiadora: Luciana Araújo
Iluminação: Luiz Renato
Assistente de iluminação e operação de luz: Raimundo Lopes
Assessoria teatral: Duilio Cunha
Arte: Felipe Kariri
Produção: Luciany Maria e Nilo Junior
Fotografia: Souza Junior e Diego Linard

  • Oficina de Dança Contemporânea
    Com Alysson Amancio

Sábado, 11 de maio, às 10h
Público: bailarinos e professores
30 vagas
Inscrições e informações
teatrointerativo@yahoo.com.br

Local: Casarão Ângelus Novus
Beco Catarina Mina, 123
Praia Grande – São Luiz (MA)

Mais informações sobre o projeto Dança Cariri: Estreitando Laços

alyssonamancio@hotmail.com
(88) 9985 6324

Projeto contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012

FUNARTE
Fonte FUNARTE 10/05/2013 ás 20h

Compartilhe

"Dança Cariri: estreitando laços", no Norte e Nordeste