Cursos sobre recursos hídricos oferecem 300 vagas gratuitas

Fonte Ascom/ANA 28/02/2013 às 10h
 
Até 3 de março, o projeto Água – Conhecimento para Gestão estará com inscrições para cinco cursos gratuitos sobre diferentes temas no setor de recursos hídricos: outorga do direito de uso dos recursos hídricos; alternativas organizacionais para gestão dos recursos hídricos; governança da água na América Latina; planejamento, manejo e gestão de bacias; e comitê de bacia: práticas e procedimentos. As inscrições para as 300 vagas abertas podem ser feitas em http://www.aguaegestao.com.br/pt-br/cursos/abertos. O projeto é uma parceria entre Agência Nacional de Águas (ANA), Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e Itaipu Binacional.
 
Os cursos sobre outorga, alternativas organizacionais e comitê de bacia terão 20 horas cada e serão realizados a distância entre 18 de março e 14 de abril. As três capacitações são voltadas para membros de comitês de bacias hidrográficas e para profissionais que trabalham com gestão de recursos hídricos.
 
Tanto o curso sobre governança da água na América Latina quanto o sobre planejamento, manejo e gestão de bacias terão 40 horas cada e acontecerão entre 18 de março e 28 de abril também na modalidade de ensino a distância. Em ambos os casos, as capacitações têm como público-alvo técnicos e profissionais de órgãos gestores de recursos hídricos, além de integrantes de organizações sociais e colegiados relacionados a recursos hídricos, como comitês de bacia.
 
Outro curso que está com inscrições abertas é sobre segurança de barragens. As 30 vagas são oferecidas para alunos pré-selecionados: servidores da ANA e representantes de outros órgãos que atuam na fiscalização da segurança de barragens ou instituições empreendedoras de grande número de barragens.
Objetivos dos cursos
 
• Outorga do direito de uso dos recursos hídricos – Fornecer informações sobre os diversos aspectos que dizem respeito à outorga de recursos hídricos;
• Alternativas organizacionais para gestão dos recursos hídricos – Fortalecer a gestão de recursos hídricos através da discussão de alternativas para a participação social na gestão de recursos hídricos;
• Governança da água na América Latina – Compreender o papel das diferentes instituições e os instrumentos adotados na gestão de recursos hídricos internacional, sobretudo na América Latina, identificando suas origens e formas de negociação visando ao correto processo de utilização e suas devidas conexões para a boa governança hídrica;
• Planejamento, manejo e gestão de bacias – Apresentar os instrumentos de planejamento dos recursos hídricos e de gestão de bacias hidrográficas;
• Comitê de bacia: práticas e procedimentos – Compreender a dinâmica de funcionamento da estrutura organizacional dos comitês e seus elementos constituintes com vistas a melhorar o processo de gestão.
 
O Projeto
 
O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a ANA, a PTI e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. São 24 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação que atingirão 300 mil pessoas até julho de 2014.
 
 

Ascom/ANA
Fonte Ascom/ANA 28/02/2013 ás 10h

Compartilhe

Cursos sobre recursos hídricos oferecem 300 vagas gratuitas