Curso dissemina tecnologia social para comunidades rurais da Amazônia

Fonte Instituto Mamirauá 15/08/2014 às 21h
Gestores públicos, comunitários e estudantes participam da primeira edição do Curso de Implementação de Tecnologias Sociais, realizado pelo Instituto Mamirauá, organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O curso, que começou nesta segunda-feira (11) e vai até domingo (17), apresenta o primeiro módulo voltado para o abastecimento de água a partir de sistemas com energia solar.

João Paulo Borges Pedro, pesquisador sanitarista do instituto e um dos ministrantes do curso, conta que a ideia do curso surgiu "por uma demanda" após quase 15 anos de experiência, divulgando as tecnologias sociais implementadas nas reservas Mamirauá e Amanã. "Neste curso pretendemos disseminar a tecnologia dos sistemas de abastecimento de água com energia solar, para que ele possa ser adotado como um modelo de abastecimento de água para comunidades rurais, no Amazonas", disse.

O curso abordará seis grandes temas em aulas teóricas e práticas desenvolvidas na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé (AM). Uma dessas atividades envolveu a construção básica do sistema de abastecimento. As atividades em campo foram pensadas para que os participantes conheçam o sistema em funcionamento e vejam o seu processo de filtragem.
Instituto Mamirauá
Fonte Instituto Mamirauá 15/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Curso dissemina tecnologia social para comunidades rurais da Amazônia