Curitiba ganha casa especializada em erva mate

Fonte NCA Comunicação 01/05/2013 às 21h

 

A erva com a qual se prepara o tradicional chimarrão, é a estrela da loja Chimarrão Shop, instalada em Santa Felicidade

Erva de sabor amargo, consumida quente ou gelada, fortemente ligada à cultura e à economia dos estados da região Sul do país. A erva ilex paraguariensis, com a qual se prepara o tradicional chimarrão, é a estrela de um espaço que acaba de ser inaugurado em Curitiba. A loja Chimarrão Shop, especializada em produtos para o consumo da erva mate, está instalada na Avenida Manoel Ribas, 5570, bairro Santa Felicidade.

E para demonstrar que o consumo da erva vai muito além do chimarrão, as sócias Sandra Lia Bazzo e Marilene Teló recebem convidados especiais, no próximo sábado (04.05), a partir das 14h30. Drinks, receitas salgadas e doces tendo a erva mate como ingrediente serão servidos, marcando oficialmente a abertura da loja. A Chimarrão Shop vai comercializar diversas marcas de erva mate para chimarrão e tererê, além de utensílios como cuias, bombas, garrafas térmicas e acessórios, bem como panelas de ferro e cerâmica.


História
Segundo narra Barbosa Lessa, em seu livro "História do Chimarrão", em 1554, o colonizador espanhol Domingo Martínez de Irala, chegou nas terras de Guaíra, atual Paraná, e foi recebido por 300 mil guaranis, com alegria e hospitalidade. Além da acolhida, o que chamou a atenção foi que os índios de Guaíra eram mais fortes do que os guaranis de qualquer outra região, mais alegres e dóceis. Entre seus hábitos, havia o uso de uma bebida feita com folhas fragmentadas, tomadas em um pequeno porongo por meio de um canudo de taquara na base um trançado de fibras para impedir que as partículas das folhas fossem ingeridas. Os guaranis chamavam-na de caá-i (água de erva saborosa) e dizem que seu uso fora transmitido por tupã.

O consumo se alastrou pelos países da América do Sul e a produção fortaleceu a economia. Com a abertura da estrada Serra Graciosa, em 1876, Curitiba se tornou um centro de exportação, transformando a erva mate em uma das maiores riquezas nacionais. No século XIX, o Paraguai se isolou dos outros países, proibindo a exportação de erva mate para fora do país. Isto fez a Argentina e o Uruguai substituírem a erva mate paraguaia pela brasileira, desenvolvendo o seu cultivo no Paraná e em Santa Catarina, regiões outrora despovoadas. Foi o chamado Ciclo da Erva Mate, que até os dias de hoje tem no Paraná um dos grandes produtores nacionais.

Propriedades
Estudos demonstram que a erva mate tem importantes propriedades nutritivas, fisiológicas e medicinais. Além da presença de vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, ela possui sais minerais como cálcio, manganês e potássio. Entre os benefícios do consumo da erva mate, podemos destacar combate os radicais livres, por conta dos agentes antioxidantes, melhora da digestão, efeitos antirreumáticos, diurético, estimulante e laxante. Ela ainda combate o colesterol ruim (LDL), reduzindo os riscos cardíacos, atua beneficamente sobre músculos e nervos, regula a função respiratória, e melhora a atividade mental e disposição.

Serviço
Inauguração Chimarrão Shop
Data: 04.05.13
Horário: 14h30
Avenida Manoel Ribas, 5570, Santa Felicidade - Curitiba
Telefone: 41 - 3272-1500

NCA Comunicação
Fonte NCA Comunicação 01/05/2013 ás 21h

Compartilhe

Curitiba ganha casa especializada em erva mate