Curdos retomam represa em Mosul

Fonte ANSA 18/08/2014 às 9h

Local estava sob controle do Isis

18 Agosto, 09:17•BAGDÁ•EBA

(ANSA) - Os curdos, apoiados pelos ataques norte-americanos, retomaram o controle da represa de Mosul, a maior do Iraque, que estava sob comando do grupo terrorista Estado Islâmico (também conhecido como Isis), anunciaram funcionários curdos nesta segunda-feira (18). A represa, no norte de Mosul, fornece água e eletricidade para a maior parte da região norte do Iraque, indispensável para a irrigação dos campos na província de Ninive. Em volta do local, que tinha sido conquistado pelo Isis há dez dias, foi realizado um conflito entre jihadistas e curdos, apoiados pelos repetidos ataques aéreos norte-americanos, mais de 20 entre ontem e hoje.

Caças dos Estados Unidos (EUA) realizaram 14 novos ataques aéreos contra os jihadistas do Isis perto da represa de Mosul, informou o Pentágono. Estes se somam aos outros 9 ataques de ontem.

Por sua vez, as forças militares curdas (Peshmerga), apoiadas pelos ataques dos EUA, reconquistaram três cidades no norte do Iraque, que na semana passada foram tomadas pelas forças do Isis. São Tel Skuf, Ashrafia e Batnaya, segundo o canal de televisão árabe Al Jazira.

Por sua vez, o papa Francisco fez um apelo para que as pessoas que foram obrigadas a deixarem suas casas no Iraque possam voltar em breve.(ANSA)
ANSA
Fonte ANSA 18/08/2014 ás 9h

Compartilhe

Curdos retomam represa em Mosul