CTI recebe Richard Stallman, criador da plataforma GNU

Fonte Ascom - MCTI 28/05/2012 às 20h
 Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI Renato Archer/MCTI), em Campinas (SP), recebe nesta segunda-feira (28) Richard M. Stallman, que fará a palestra “Cidadania, conhecimento livre e inclusão digital – uma sociedade digital livre”. O evento termina às 17h no auditório do centro.

São esperados profissionais, pesquisadores e representantes da sociedade civil da área de software e hardware. Estarão presentes, também, representantes das mais variadas instâncias dos governos municipais, estaduais e federais, incluindo o Ministério do Planejamento e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de outras personalidades ligadas ao tema.

Richard Stallman iniciou, em 1983, o movimento do software livre e, em 1984, o desenvolvimento do sistema operacional GNU, um software livre que é a base do sistema Linux atual, usado em dezenas de milhões de computadores. Stallman é colaborador de Harvard e recebeu o Prêmio ACM Grace Hopper, um MacArthur Foundation Fellowship, prêmio da Electronic Frontier Foundation Pioneer, e o Prêmio Takeda por melhoria social/econômica, bem como vários doutoramentos honoris causa.

CTI Renato Archer

O CTI Renato Archer é uma unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que atua na pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia da informação. A instituição tem três décadas de experiência de interação com os setores acadêmico, da sociedade civil, de governo e privados. As áreas de atuação do CTI Renato Archer são: componentes eletrônicos, microeletrônica, sistemas, software e aplicações de TI, como robótica, sistemas de suporte à decisão e tecnologias 3D para indústria e medicina.

Além desta atuação na área de TI, recentemente o CTI Renato Archer recebeu da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis) a tarefa de abrigar o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA ), que é o instrumento de inovação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.


Serviço:

Para informações, acesse o site http://www.cti.gov.br, ou entre em contato pelo e-mail dri@cti.gov.br - telefone (19) 3746.6243.
Ascom - MCTI
Fonte Ascom - MCTI 28/05/2012 ás 20h

Compartilhe

CTI recebe Richard Stallman, criador da plataforma GNU