CsF abre inscrições para bolsas na Alemanha

Fonte Ascom do CNPq 21/05/2013 às 15h

O Programa Ciência sem Fronteiras, em parceria com o Instituto Fraunhofer, está com a chamada de fluxo contínuo aberta para inscrições de bolsas em universidades da Alemanha nas modalidades de doutorado pleno, doutorado sanduíche e pós-doutorado.

 

A submissão é feita pelo fluxo regular de bolsas no exterior pelo calendário 2013 para bolsas de pós-graduação e pós doutorado. A proposta será analisada somente no calendário correspondente ao início da vigência.

Há mais de 250 oportunidades de doutorado e pós-doutorado em todas as áreas de atuação dos Institutos Fraunhofer. Ao chegar à Alemanha, será oferecido gratuitamente para o bolsista um curso de alemão intensivo de dois meses.

Antes de solicitar a bolsa, os candidatos interessados em uma vaga para a realização de doutorado ou pós-doc devem fazer contato com a instituição de seu interesse no exterior para obter uma carta de aceite e enviá-la juntamente com plano de trabalho e currículo atualizado nos formulários disponíveis aqui.

Caso ainda não tenha definida a instituição para qual deseja solicitar a bolsa, o candidato poderá entrar em contato com os parceiros do Programa Ciência sem Fronteiras no exterior e se informar de todas as oportunidades disponíveis.

Leia mais.

Ascom do CNPq
Fonte Ascom do CNPq 21/05/2013 ás 15h

Compartilhe

CsF abre inscrições para bolsas na Alemanha