Croácia vai ingressar na União Europeia em julho

Fonte Ansa flash 26/03/2013 às 21h

As negociações duraram dez anos e se concentraram na consolidação do estado de direito e na Justiça do país

BRUXELAS, 26 MAR (ANSA) - A Comissão Europeia anunciou hoje que a Croácia vai ingressar na União Europeia (UE) no primeiro dia de julho, se tornando o 28º país do bloco.

A comissão reconheceu que o país cumpriu as dez metas prioritárias identificadas no relatório de monitoramento sobre a preparação da Croácia para o ingresso na UE, de outubro, demonstrando a vontade e a capacidade de providenciar todos os principais compromissos nos termos previstos.

"O percurso europeu da Croácia é uma história de sucesso, o país se mostrou determinado e, em muitos anos de trabalho duro, conseguiu conquistar a meta", declarou o Comissário Europeu de Ampliação e Política Europeia de Vizinhança, Stefan Fuele, em Zagreb.

As negociações duraram dez anos e se concentraram principalmente na consolidação do Estado de direito e na Justiça do país, assim como na luta contra a corrupção e contra o crime organizado.

"O trabalho da Croácia fornece garantias suficientes para sua entrada na UE. Nós acreditamos que o processo de adesão tem sido sólido e irreversível. Uma vez finalizada a adesão, não precisaremos de um controle pós-entrada como no caso de Romênia e da Bulgária", declarou um alto funcionário europeu.
Cinco países membros da União Europeia ainda têm que completar o processo de ratificação do ingresso da Croácia no bloco: Alemanha, Holanda, Dinamarca, Bélgica e Eslovênia. Berlim estava esperando o relatório final de Bruxelas antes de completar esta etapa.

Ansa flash
Fonte Ansa flash 26/03/2013 ás 21h

Compartilhe

Croácia vai ingressar na União Europeia em julho