Críticas teatrais do libertário João Apolinário são lançadas em São Paulo

Fonte Agência Petrobras 11/05/2013 às 20h

Serão lançados na próxima quarta, 15/05, às 20h, no Auditório do Teatro TUCA, os livros do jornalista e crítico português João Apolinário. Patrocinadas pela Petrobras, “A Crítica de João Apolinário – memória do teatro paulista de 1964 a 1971” - Volumes 1 e 2 são obras críticas de referência para o conhecimento do teatro paulista e brasileiro da década de 60. O evento terá uma roda de debate com alguns dos principais críticos da época como Cesar Vieira, Oswaldo Mendes, Ana Salles, Regina Helena Paiva Ramos e João das Neves.

 

Os livros são resultado de um projeto contemplado no Petrobras Cultural que reúne 332 críticas e 329 imagens entre fotos e programas de espetáculos. A obra é uma análise ampla do quanto se viu de original, de afirmação da cultura brasileira e do significado que essa arte teve em São Paulo.

 

As críticas teatrais foram publicadas no extinto jornal Última Hora, no período de 1964 a 1971, época em que Apolinário viveu exilado no Brasil por oposição ao regime de António de Oliveira Salazar, ditador que governou Portugal por quatro décadas.

 

Apolinário graduou-se na Faculdade de Direito das Universidades de Coimbra e de Lisboa. Aos 21 anos de idade era jurista, poeta e jornalista. Foi correspondente de guerra, como tenente do exército francês, em 1945, e fez parte do primeiro contingente de jornalistas que viu a devastação causada na Europa pelas forças em conflito na Segunda Guerra Mundial e os horrores dos campos de concentração. Em 1975 voltou à Portugal, onde morreu em outubro de 1988, aos 64 anos.

 

Petrobras CulturalEm nove edições, a Seleção Pública do Petrobras Cultural já destinou R$ 380 milhões e contemplou 1.435 projetos em todas as regiões do país, valorizando a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional. Foram mais de 30 mil projetos inscritos, avaliados por diversos especialistas integrantes das comissões de seleção.

 

Serviço:Lançamento do livro “A Crítica de João Apolinário – memória do teatro paulista de 1964 a 1971”
Dia: 15 de maio
Horário: 20h
Local: Auditório do TUCA (Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo – SP)

Agência Petrobras
Fonte Agência Petrobras 11/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Críticas teatrais do libertário João Apolinário são lançadas em São Paulo